terça-feira, 29 de setembro de 2009

Apenas menos 100.000 ...

"Benfica: Luís Filipe Vieira quer 300 mil sócios em 2009 "
10 de Novembro de 2006

Praticamente 3 anos de depois

"O Benfica registou ontem o seu sócio número 200 mil. "
29 de Setembro de 2009

Mentir está-lhes no sangue.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Houve influência da arbitragem"

Gabe-se a coragem de José Mota ao dizê-lo num túnel 'complicado' para adversários e equipas de arbitragem. Túnel em que tudo pode acontecer, com a garantia de que nada constará do relatório do delegado da Liga.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pinóquio

Jorge Jesus: «Acho que não temos sido beneficiados»
TREINADOR ENC(O)RNADO SOBRE AS ARBITRAGENS

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Na agremiação certa

"Lopes da Silva: «Prejudiquei a carreira porque acreditei nele»TÉCNICO DO BRAGANÇA E O DOPING COM JORGE JESUS EM 1995

“Estou arrependido de ter ficado calado”, foi assim que Lopes da Silva começou por abrir o jogo sobre o caso de doping que, em 1994/95, o afastou dos relvados por 6 meses. O agora treinador do Bragança jogava no Felgueiras, orientado por Jorge Jesus, seu adversário de hoje. Na hora de recordar os factos, a mágoa não foi escondida. “Prejudiquei a minha carreira por ter acreditado em Jorge Jesus e nos outros responsáveis do Felgueiras. Arranjaram-me um advogado, mas ele queria defender o clube e não a mim”, começou por desabafar Lopes da Silva, prosseguindo: “No intervalo de um jogo com o P. Ferreira deram-nos algo para tomar como sendo vitaminas. Os atletas confiaram! O Jorge Jesus tinha conhecimento do que aquilo era. Fui ao controlo e acusei positivo.”

in Record

É preciso recordar que esta notícia veio a público, quando se falava na ida de Jorge Jesus para outro clube, agora seria certamente abafada.

Tráfico de influências

Tráfico, seja em que moldes for, é uma área que a agremiação domina.

"O União de Leiria pretende avançar com um processo por tráfico de influências contra a presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno (PSD), por oferta de bilhetes para o jogo com o Benfica. A revelação foi feita pelo vice-presidente para o futebol profissional, Paulo Sarraipa, em declarações à agência Lusa.
Aquele dirigente queixa-se de «uma atitude discriminatória» em relação à SAD, por parte da autarquia: «O clube tem sido sempre ignorado e isso voltou a acontecer neste jogo com o Benfica», afirmou. Acusando a presidente da Câmara Municipal de «manipulação de votos e tráfico de influências», o dirigente do U. Leiria dá como exemplo o facto de não ter havido convites para atribuna VIP para elementos do clube, em benefício de outras entidades e particulares.
Considerando o sucedido uma «situação escandalosa que está a ocorrer em altura pré-eleitoral», o dirigente acusou Isabel Damasceno de «misturar política com futebol, oferecendo bilhetes» a troco da promessa de votos.
«Esta situação está documentada e por isso queremos avançar com o processo por tráfico de influências, através da oferta de bilhetes», sublinhou o dirigente dos leirienses, acrescentando estar ainda em estudo «uma queixa à Comissão Nacional de Eleições».

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Droga de justiça

"Justiça desportiva. Apesar de obrigatórios por lei, os inquéritos para determinar o envolvimento do clube e do departamento médico no caso de 'doping' só foram abertos dois anos depois, após o DN ter solicitado várias vezes acesso às conclusões

Foi em Janeiro de 2007 que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) colocou um ponto final a um dos casos de doping mais polémicos em Portugal, suspendendo Nuno Assis, na altura jogador do Benfica, por um ano. Derrotado, o clube da Luz recorreu para o Supremo Tribunal suíço, mas voltou a perder. Tendo o caso sido encerrado com uma condenação, este deveria de imediato ter dado origem a inquéritos para determinar qual a responsabilidade da SAD encarnada e do seu staff no caso de dopagem, mas a justiça do futebol português não o fez: a notificação oficial para actualizar o registo disciplinar do jogador só foi enviada à Liga de Clubes (LPFP), pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2009; Nuno Assis não continuou a jogar nas provas internas apenas porque o Benfica cumpriu a sanção, já que formalmente a Liga não o podia impedir.

O Decreto-Lei nº 183/97, que na altura regulava o combate ao doping em Portugal, diz que um teste positivo "determina automaticamente a abertura de inquérito" para averiguar um eventual "envolvimento e o grau de responsabilidade" do pessoal de apoio ao atleta, inclusive funcionários e dirigentes dos clubes/equipas.

Se a lei tivesse sido cumprida na altura, deveriam ter sido investigados "médicos, paramédicos e técnicos" que acompanhavam "directamente a carreira desportiva" do atleta, assim como "todos os agentes desportivos" que mantinham com o jogador "uma relação particularmente estreita, nomeadamente de superintendência, de orientação ou de apoio".

Como o Benfica é um clube profissional, a entidade competente para investigar seria a Comissão Disciplinar (CD) da Liga, o mesmo órgão que em 2006 tomou a primeira decisão sobre o caso Nuno Assis, aplicando uma suspensão de seis meses. Mas a CD não avançou com os inquéritos ao Benfica. Aguardou que a FPF reconhecesse formalmente que o acórdão do seu Conselho de Justiça (CJ), que arquivara o caso, tinha sido revogado pela resolução do TAS.

O TAS comunicou a sua decisão às partes envolvidas - FPF, Benfica, Nuno Assis e Agência Mundial Antidopagem - a 4 de Janeiro de 2007 e publicou o acórdão a 24 de Janeiro. A nota formal da FPF devia ter sido enviada de imediato para a Liga, mas isso só aconteceu a 17 de Março de 2009, mais de dois anos depois do acórdão arbitral e semanas depois de o DN ter pedido várias vezes o acesso às conclusões dos inquéritos, obrigatório por lei, sem saber que estes não tinham sido realizados.

Três dias depois de a FPF ter emitido a nota formal, a CD da Liga instaurou os dois inquéritos, ambos fechados e arquivados a 19 de Junho deste ano. Um por "não se terem revelado indícios de responsabilidade disciplinar do 'pessoal de apoio ao praticante desportivo'", o outro por "não se ter demonstrado a culpa da sociedade desportiva acusada". Ou seja, o Benfica.

A nível formal, para a CD da Liga, "até 12 de Março de 2009 era a absolvição transitada em julgado [decretada pelo Conselho de Justiça] que constava do 'cadastro disciplinar' do atleta para a época 2006/07". Apenas com a nota da FPF, sobre o acórdão do TAS, a Liga considerou revogada a decisão do CJ, o registo do actual jogador do Vitória de Guimarães foi actualizado e foram abertos os inquéritos à SAD do Benfica e ao seu pessoal médico e técnico."

in DN

Não esquecer que o Regulamento de Controlo Antidopagem, prevê castigos "aos clubes a que pertençam os praticantes que sejam punidos disciplinarmente por se encontrarem dopados".

Nem a todos ...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tall (U. Leiria) rejeita penalty: «Nem toquei em Aimar!»

O protagonista do lance, o central Mamadou Tall, não tem dúvidas: Aimar simulou ter sofrido falta e ludibriou o árbitro. O jogador reconhece que ficou furioso com a decisão na altura mas, agora mais a frio, afirma que não guarda ressentimentos contra o criativo dos enc(o)rnados.
«Penso que toda a gente viu. Eu nem lhe toquei! Chego à bola primeiro e depois ele atira-se para cima de mim. Em minha opinião, ele assustou-se e por isso não meteu o pé. Não era penalty. Só joguei a bola. Se fosse com outra equipa, do nosso nível, se calhar o árbitro teria assinalado livre indirecto»

mas como é o clube da APAF o árbitro assinalou grande penalidade.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mão de Aimar


Antes do lance decisivo, que teve a mão de Jorge Sousa, já Aimar tinha colocado mão na bola.


Jorge Sousa, o apóstolo de Jesus


77'
Foi bem assinalado o penálti, a favor do Benfica, por falta de Mamadou Tall sobre Pablo Aimar?
Jorge Coroado-Não. Não houve qualquer grande penalidade. Existiu, sim, jogo perigoso activo de Mamadou Tall. E o contacto deu-se também pelo movimento frontal do jogador do Benfica.

Rosa Santos-Não, não é penálti. O jogador do Leiria joga primeiro a bola. No máximo, seria livre indirecto, nunca penálti. E isto se houver falta.

António "vermelhusco" Rola+Sim. O jogador do Leiria tentou fazer um pontapé de bicicleta, vindo a atingir Aimar, e, perante a lei, o árbitro só teve de considerar penálti.

Tribunal de OJogo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Será desta que a agremiação corrupta é condenada ?

Obviamente que será muito difícil que tal se suceda. Não esquecer que elementos formam este CD da Liga ..


O F. C. Porto quer saber quem ganhou com a falsificação de relatório

Dragões pediram à Liga de Futebol que investigue quem beneficiou com as "omissões" do delegado ao jogo Benfica-Nacional, da época passada.

O F. C. Porto requereu à Comissão Disciplinar da Liga uma investigação para "apurar todos os factos e os seus autores" relativos à suspensão do delegado João Pedro Dias, bem como saber "a entidade que beneficiaria e aproveitaria da falsificação do relatório".
Num documento a que a Agência Lusa teve acesso, o FC Porto pergunta "o que terá motivado o delegado a cometer um 'ilícito disciplinar muito grave' de forma tão estranha e imprudente?", ao mesmo tempo que questiona a facilidade com que o delegado terá "colocado em causa o seu bom-nome"."Porque terá o delegado colocado em causa o seu bom-nome e reputação de forma tão displicente? O que o determinou a mentir? A promessa de alguma recompensa ou favor? Ou terá sido exercida alguma 'violência moral' sobre o delegado, isto é, terá o delegado sido alvo de alguma coacção que o levasse a mentir e a cometer um ilícito muito grave? Qual a entidade que beneficiaria e aproveitaria da falsificação do relatório?".
A tese do FC Porto, fundamentada no acórdão da Comissão Disciplinar da Liga, onde segundo o próprio órgão disciplinar, abundam as provas da falsificação do relatório, é que alguém terá coagido ou corrompido o delegado da Liga, de forma a este adulterar o relatório, pretendendo que a Comissão Disciplinar investigue e puna os responsáveis pelo comportamento ilícito do delegado.
"Afigura-se atentatório da lógica e da razoabilidade que o Delegado tenha agido de 'motu proprio', sem uma motivação externa, sendo, pois, à luz deste quadro, que vimos pelo presente requerer a V. Exas. se dignem promover uma investigação a fim de apurar todos os factos e os seus autores que possam ter relação directa ou indirecta com a prática deste ilícito disciplinar muito grave" conclui o requerimento.
Estes eventuais ilícitos estão previstos no Regulamento Disciplinar, nos artigos 53 (Corrupção de outros agentes desportivos) e 54 (Coacção), tendo ambos a moldura penal para esta situação de subtracção de três pontos e derrota no jogo em causa e multa entre os 25 mil euros e os 100 mil.
Em causa estão os acontecimentos após o final do jogo da Liga Benfica-Nacional, da época passada, que terminou com um empate a zero, com o árbitro Pedro Henriques a anular um golo ao Benfica nos instantes finais.
Após o final da partida o jogador do Benfica Nuno Gomes seria expulso por Pedro Henriques - e posteriormente condenado a dois jogos de castigo -, bem como o assessor da SAD Paulo Gonçalves seria castigado, em ambos os casos por alegados insultos ao juiz da partida.
O relatório do árbitro Pedro Henriques aludia a estes casos, enquanto o relatório do delegado da Liga não fazia referência a quaisquer acontecimentos anómalos, tendo a semana passada a Comissão Disciplinar tornado público o castigo de ano e meio de suspensão do delegado João Pedro Dias, por ter cometido um "ilícito muito grave". Como matéria de prova a Liga, no sumário do acórdão que tornou público, refere os diversos testemunhos, entre os quais de um assessor de comunicação do Benfica, e até as imagens do sistema de vídeo-vigilância do túnel de acesso aos balneários.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Delegado da Liga suspenso

Mais um dos avençados que ajuda o orelhas a fazer as coisas por outro lado

"POR TER FALSIFICADO RELATÓRIO DO ENCONTRO
O delegado da Liga no Benfica-Nacional da temporada passada (0-0) foi suspenso por 18 meses por ter falsificado o relatório do encontro.
Devido aos acontecimentos no final do encontro - árbitro Pedro Henriques anulou um golo dos "encarnados" nos minutos finais - Nuno Gomes recebeu 2 jogos de suspensão e uma multa de 1000 euros por "por factos ocorridos no jogo e infracção disciplinar", mas o comportamento do internacional português não foi "intencionalmente" mencionado no relatório de João Pedro Simões Dias.
"Tal delegado presenciou, após o jogo, no túnel de acesso aos balneários e junto da equipa de arbitragem, comportamentos injuriosos de agentes desportivos e tais comportamentos lhe foram comunicados pela mesma equipa de arbitragem", lê-se no acórdão da Comissão Disciplinar da Liga divulgado esta quinta-feira"

O Sr. dos Túneis também terá aconselhado o delegado da liga a omitir este facto no seu relatório ?

Livro de Pinhão à beira do KO


«Durante a sessão da tarde, a arguida foi questionada pelos juízes, Ministério Público e advogados de Pinto da Costa, Fernando Póvoas, Lourenço Pinto e por inúmeras vezes não soube "precisar" datas ou acontecimentos com que ia sendo confrontada.Após uma breve pausa, justificou a sua "lentidão" de raciocínio com "a medicação" que toma para "relaxar" e acabou então por rectificar algumas declarações que havia prestado.»

Com uma justiça um pouquinho mais eficiente ,bastava ouvir e ler o que Carolina já disse e escreveu, com contradições permanentes e auto-incriminações, para que ela estivesse em muito maus lençóis. Assim, o mais provável é que isto não dê em nada, a não ser que alguém financie um segundo livro ou uma sequela do filme do botelho ...

Mas por falar em pinhões, por onde andam a Leonor, o seu marido João Botelho, o Orelhas, o Malheiro, o Barbas, a Maya e toda a corte de novos "amigos" de Carolina?
Numa altura destas, em que a pobre coitada está a ser trocidada em tribunal, daria muito jeito umas testemunhas abonatórias..
No entanto, depois de a usarem e de sustentarem o vício, parece que os novos "amigos" já se esqueceram de Carolina.
Nada que não fosse previsível.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A liga encarnada

"Em 16 de Maio, a comunicação social noticiou que elementos da claque No Name Boys tinham sido acusados de vários crimes e que Luís Filipe Vieira fora alvo de uma participação à Comissão Disciplinar da Liga por apoiar aquele grupo de adeptos.Vieira veio a público negar qualquer apoio e garantir que nem sequer reconhecia os No Name Boys, mas um relatório da PSP é demolidor para o presidente do Benfica.Como se não bastasse, depois disso houve ainda o célebre episódio dos bilhetes para o Sporting x Benfica em juniores (o tal do campeonato ganho à pedrada), em que os bilhetes entregues aos encarnados foram misteriosamente parar às mãos de elementos da claque que não é reconhecida...Perante todos estes factos, e quase quatro meses depois da participação que foi feita à CD da Liga, resta perguntar o seguinte: para quando uma decisão do Dr. Ricardo Costa sobre este assunto?Será que o SLB e o "senhor transparência" irão continuar acima da lei e, neste caso, dos regulamentos disciplinares da LPFP? "

A excelência do artigo elaborado por José Correia no Reflexão Portista, justifica a sua inclusão integral e pode (e merece) ser visto aqui.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Estoy jodido"

Perdoem os nossos leitores a brejeirice do título mas os lampiões que nos visitam não devem estranhar.

Balboa: "Não estão a pagar o meu salário"
Está encostado e na segunda-feira até foi barrado na Luz. "Estou jodido"
À segunda tentativa, Balboa atende o telefone. Está em casa, percebe-se o silêncio à sua volta, ouve-se apenas a voz e assim parece ainda mais isolado. Balboa está sozinho, sente-se abandonado pelo Benfica, o clube que o contratou há um ano por quatro milhões de euros, a pedido de Quique Flores, treinador que logo o deixou cair. "Nunca fui titular duas vezes seguidas", queixa-se. Agora, elogia a frontalidade de Jorge Jesus - "agradeci a sua clareza" - mas não percebe a razão de treinar à parte, de ser barrado à porta do Estádio da Luz quando quer ver um jogo, de estar a desvalorizar quando podia ser emprestado ao Maiorca. E também não entende por que razão não lhe pagam o ordenado.

Sim, Balboa? O mercado fechou, nenhuma transferência ou empréstimo anunciados. Qual é a sua situação?
É uma situação jodida! [a tradução já aí vem, pelo próprio]Perdão?Perguntou-me como estou no Benfica? Estou numa situação jodida, fodida! O clube não está a portar-se bem, posso entender que não gostem de mim mas pelo menos respeitem-me. Além de estar a treinar à parte estão a roubar-me outros direitos. Tenho contrato!

O clube está a falhar em que aspecto?
Não estão a pagar o meu salário. Não percebo... somos pessoas, supostamente devia haver respeito, compromissos. Tenho família, tenho pessoas que dependem de mim e não merecem ver-se envolvidas nesta situação. Eu também não mereço - não faltei a nenhum compromisso com o Benfica.

Jorge Jesus falou consigo?
Falámos na pré-temporada. Lembra-se dos dois primeiros jogos em que todos os jogadores disponíveis foram utilizados e eu não joguei um minuto? Depois disso, quando fomos para o Algarve, perguntei ao treinador se contava comigo, precisava de perceber isso. E ele disse- -me: "Balboa, sei que és bom jogador, vi--te jogar contra o Belenenses num jogo particular pelo Real Madrid, mas esta temporada vou apostar no Ruben Amorim e no Ramires. Já falei sobre isto com o Rui Costa mas ele disse-me que tinhas de fazer a pré-época. De qualquer forma estás à vontade para tratar da tua vida." Agradeci a clareza, percebi o que me esperava e comecei a procurar equipa.

O que falhou?
Penso que o Rui Costa podia ter facilitado a situação. Tive oportunidade de sair para o Maiorca! Agora o mercado fechou e o que faço? Fico nesta situação até Dezembro? Sem jogar, a treinar à parte, em Dezembro serei um futebolista ainda mais desvalorizado. Se fosse emprestado, se estivesse a jogar, o meu valor iria subir. Depois vieram as mentiras.

Mentiras?
Que eu não queria sair para Espanha! Como é que eu podia não querer? Tinha mais alguma proposta?Maiorca e Santander, para onde foi o Sepsi. O Maiorca foi a melhor oportunidade mas nada se resolveu. Entretanto vieram mais histórias... Na segunda-feira fui ao Estádio da Luz para ver o jogo com Vitória de Setúbal e fui barrado pelos seguranças. Não me deixaram entrar! Tive de telefonar ao Rui Costa e ele, ao telefone, deu-lhes ordens contrárias. É claro que não foram eles a inventar aquela decisão.

Então o Rui Costa parece compreender a sua situação.
Mas não sei se fez tudo. Quando tem um plantel grande é natural que tenha de colocar jogadores, é natural que os faça jogar noutro lado para que se valorizem. Claro que o Maiorca não podia pagar o meu salário por inteiro, mas é preferível eu ficar parado? Por isso estou fodido... Tinha uma imagem boa em Espanha e de repente passo a ser o reforço dos quatro milhões que não joga nada. Isto quando. na verdade, não tive oportunidades. Estive para sair em Dezembro mas o Rui Costa disse-me que o Quique Flores não queria, que eu iria jogar mais. Foi o que se viu. E agora ninguém facilita, ninguém fala comigo.

Mas não foi o Quique Flores que pediu a sua contratação?
Foi, eu estava de férias e ele telefonou- -me a dizer que me queria no Benfica. Disse-lhe "sim, vou". Tinha sido treinado por ele nos juvenis do Real Madrid, como dizer não? Com o Quique não tive qualquer mal-estar mesmo quando, a partir de determinada altura, toda a gente jogava no meu lugar. Menos eu. Jogavam Aimar, Reyes, Amorim, até Felipe Bastos, todos menos eu.

Vimos o verdadeiro Balboa?
Como podia jogar quanto entrava apenas cinco minutos? Ninguém consegue! O Javi García e o Saviola também vieram do Real Madrid, têm qualidade, mas jogam sempre. Eu não fiz dois jogos seguidos como titular! E quando fui titular o treinador tirou-me aos 33 minutos num jogo em que estávamos a ganhar 1-0!

O Benfica está a forçar a ruptura?
O que acha? Se o plantel principal treina às 10 horas, eu tenho de lá estar com o Jorge [Ribeiro] às 8h30. Isto é normal? Percebo o que querem mas eu não vou falhar, sou um profissional, vou treinar todos os dias. Não têm nada a dizer de mim, nunca me viram em festas ou na noite, não criei problemas a ninguém. Ficar à parte? Tenho contrato e não me posso calar agora que o mercado encerrou e nada foi resolvido... Vou aguentar, vou treinar... muitos jogadores saíram daqui e triunfaram. Tenho 24 anos e também vou conseguir.
"

problemas de tesouraria no mês em que deverão pagar à Euroárea ?

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Armada Rosa na Liga Sagres

8 jogadores estrategicamente distribuídos por alguns clubes da 1º liga, para além de outros supostamente transferidos ...

Belenenses: Fellipe Bastos e Freddy Adu, Tiago Gomes,
Guimarães: Leandro, Nuno Assis,

Maritimo: Miguelito
Nacional: Haliche
Paços: José Coelho
Setúbal: Ruben Lima e Marc Zoro

Já vimos o que a politica de emprestados fez ao Vitória de Setúbal e à prestação do Miguelito na 1º jornada.

Uma pequena amostra do que está para vir.

Vale a pena isto tudo por Marc Zoro ?

No dia em que foi oficializado o empréstimo de Marc Zoro aos rosinhas, o quase centenário clube do Sado veio à cestinha de pão prestar uma vassalagem nada consentania com o seu historial.
Valerá o marfinense tamanha vergonha ?

É caso para dizer:
Shame on you ! dirigentes avençados do Setúbal.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Agressões revisitadas

Em complemento ao nosso post Nova época mas tudo continua na mesma, apresentamos os videos dos lances:
A agressão de Caceteiro Luiz


A agressão de Cardozo

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A máfia passou pela cidade berço

"Essa época o Benfica tem que ser campeão..."
"...então com certeza vão fazer tudo para o Benfica ser campeão."

Douglas, jogador vitoriano.

Declarações curtas mas certeiras realizadas no final do jogo e que resumem bem a arbitragem de Pedro Proença.