sexta-feira, 22 de junho de 2007

Apito Vermelho




Árbitros para Benfica escolhidos por João Rodrigues

Os árbitros para o Benfica eram combinados com João Rodrigues, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e conhecido benfiquista. Pinto de Sousa telefonava regularmente àquele dirigente para que fosse ele a contactar Luís Filipe Vieira no sentido de se acertar qual o melhor árbitro para os encontros.
Exemplos no processo 'Apito Dourado' da existência dessas conversas abundam. O que os dois diziam entre si é que não está documentado, por João Rodrigues e Luís Filipe Vieira nunca terem tido o telefone sob escuta. José Veiga, ex-director-geral do Benfica mas ainda hoje o homem forte do futebol, foi também uma personagem central no 'Apito Dourado'. A sua relação com Pinto de Sousa e Valentim Loureiro era aparentemente boa e os pedidos são inúmeros. Desde a resolução de situações ligadas ao Benfica até árbitros para o Estoril ou casos envolvendo a sua vida pessoal (como a situação onde foi apanhado em excesso de velocidade e que o levou e pedir a Valentim que evitasse a apreensão da sua carta de condução).
Nos inúmeros volumes do 'Apito Dourado' só há uma escuta telefónica onde o interveniente é Luís Filipe Vieira. Trata-se de um jogo da Taça de Portugal, onde o presidente do Benfica diz a Valentim Loureiro que quer João Ferreira como árbitro.

JOSÉ VEIGA:Sr.presidente está ocupado?Fala Veiga[...] Era um favorzinho...Como você é muito amigo..., a ver se podia dar-lhe uma chamadinha, para ver se corre bem.[...] É contra o União da Madeira, mas nunca se sabe.
JOÃO RODRIGUES:" Nomeie o Devesa Neto que o acalma logo [Pinto de Sousa queixava-se que Veiga estava zangado]
PINTO DE SOUSA:Eu precisava de uma ajudinha.Amanhã, ao meio-dia tenho de escolher os árbitros internacionais para a Taça.[...]Precisava de dois nomes de árbitros que o Benfica considerasse.
JOÃO RODRIGUES:Eu vou ligar ao Luis Filipe.[...]Já lhe ligo.João Rodrigues fazia os contactos com o Benfica, a pedido de Pinto de Sousa.


Tal como esta, muitas outras escutas incriminatórias para benfica e sporting deverão também existir.
Mas o polvo montou esta investigação num só sentido e com um só objectivo, incriminar o Futebol Clube do Porto e o seu presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.


Sendo assim questionamo-nos se alguma vez serão publicadas as escutas que envolvem José Bettencourt, Orelhas e tantas outras figuras ligadas aos clubes da segunda circular.

1 comentário:

Anónimo disse...

o porko da bosta do ladrão sera teu pai