sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lucílio gosta de inclinar o campo

Época 1996/97, Benfica – FC Porto: Campeonato depois da humilhação para a Supertaça
Poucas semanas depois de ganhar na Luz, para a Supertaça, por uns históricos 5-0, os azuis-e-brancos voltaram ao ninho das águias, para o campeonato. O FC Porto marcou primeiro, através de Jardel e o Benfica ficou à deriva. Nesse período, Preud'homme cometeu um penalty flagrantíssimo sobre Zahovic, que só Lucílio Baptista não viu. No banco, o treinador portista, António Oliveira, ajoelhou-se e rogou aos céus. João Vieira Pinto haveria de empatar, mas Jorge Costa repôs a justiça no resultado e marcou o golo que deu a vitória (2-1) aos dragões.


Época 2003/04, 17 de Maio de 2004, Benfica – FC Porto (Final da Taça de Portugal)

Logo aos 5 minutos, Petit teve uma entrada violenta sobre Ricardo Carvalho merecedora, no mínimo, de um cartão amarelo. O árbitro viu a falta, marcou-a, mas deixou o cartão no bolso. Sabendo-se que o Petit era o jogador mais faltoso do Benfica e que, ainda por cima, tinha por missão marcar o Deco (o jogador do FC Porto que sofria mais faltas), começou aqui a “gestão do jogo” feita pelo “especialista” Lucílio Baptista.

Passados mais uns minutos, há um desentendimento entre o Derlei e o Luisão e os jogadores chegam a encostar a cabeça um ao outro. O árbitro viu, chamou-os à atenção, mas o cartão amarelo para ambos voltou a ficar no bolso. Ora, sabendo que, ao contrário do Derlei, que é avançado, o Luisão é defesa-central e estes, por norma, são dos jogadores mais faltosos e, por isso, sujeitos a verem cartões, o árbitro continuou a “gerir” o jogo, sem actuar disciplinarmente. O resto do jogo veio mostrar como esta decisão foi crucial.

O critério vinha a ser este, até que, numa das primeiras faltas que fez (sem qualquer violência), o Jorge Costa viu o primeiro cartão amarelo do jogo. Tendo a falta sido cometida no meio-campo, igual a tantas outras que já tinham ocorrido, e não tendo sido cortada uma jogada de perigo, porquê o cartão amarelo para o capitão do FC Porto? Por ser um defesa-central e, a partir daí, ficar condicionado? O árbitro lá saberá, mas toda a gente viu que, no 1º golo do Benfica, o Jorge Costa poderia ter tentado desarmar o Fyssas à entrada da área e nem o tentou fazer (ficou imóvel), com receio de ver o 2º cartão amarelo. Consequências de uma “gestão” bem feita...

Aliás, três minutos antes do Benfica chegar ao golo do empate, Fernando Aguiar deveria ter sido expulso, quando, sem bola, agrediu o Derlei a pontapé. O árbitro não viu? Pois não. E então, para que servem os árbitros auxiliares e o 4º árbitro (“o pontapé que Fernando Aguiar deu em Derlei podia e devia ter sido visto por Luís Salgado”, Jorge Coroado, em O JOGO de 18/05/2004)? Porque razão, o senhor Lucílio Baptista nem sequer se dignou a falar com eles? Será que a expulsão de um jogador do Benfica, a 35 minutos do fim do tempo regulamentar e com os encarnados a perder 0-1, era algo que não fazia parte do guião, isto é, não se enquadrava na “arte de bem gerir o jogo”?

Enfim, a arbitragem, perdão, a “gestão do jogo” continuava a correr bem, tão bem que, em apenas 6 minutos (entre os 68 e os 74), foi expulso um jogador do FC Porto (Jorge Costa) e mais três (Costinha, Deco e Derlei) viram cartões amarelos.

O banco e os jogadores do FCP estavam com os nervos à flor da pele?
Não se percebe porquê... O que é que os terá enervado?... A arbitragem estava a ser tão “boa” e com “critérios uniformes” para os dois lados... Talvez por isso, a “gestão” continuou a seguir a mesma linha estratégica e, por exemplo, precedendo o segundo golo do Benfica, o árbitro não assinalou falta de Zahovic sobre Paulo Ferreira, contrariando o critério que vinha adoptando, em que “qualquer toque de um qualquer jogador noutro era de imediato aproveitado pelo último para cair e o árbitro assinalar falta” (Jorge Coroado, 18/05/2004).
Porque é que neste caso não foi marcada falta? Talvez por o senhor árbitro não querer interromper uma jogada prometedora de golo...

Mas há mais. O Luisão, que já tinha andado às “cabeçadas” com o Derlei, que já tinha derrubado o Deco à entrada da área (o árbitro entendeu que tinha sido uma simulação!) e feito não sei quantas faltas viu, finalmente, um cartão amarelo, quando ceifou, novamente, o Deco à entrada da área. Claro que já só faltavam 5 minutos para o final do prolongamento, mas isso faz parte de uma “gestão eficiente”... Na sequência desse livre directo frontal, o Zahovic saiu da barreira e interceptou a bola a 3 ou 4 metros de distância (quando deveria estar a 9!). Será que o árbitro interrompeu o jogo, mostrou um cartão amarelo ao esloveno e mandou repetir o livre? Nem pensar, que ainda podia dar em golo do FC Porto!

E foi desta maneira e com uma arbitragem deste nível, que o Benfica conseguiu vencer na final da Taça de Portugal o FC Porto treinado por Mourinho que, uns dias depois, haveria de se sagrar Campeão Europeu.

obrigado ao leitor WTMF

21 comentários:

Anónimo disse...

Olha e se debatesse ai o penalti mais vergonhoso da historia de futebol... O penalti do yebda sobre o lisandro lopes??? Não estava inclinado o campo nesse dia???

Anónimo disse...

Eu digo, eu sei fazer pólvora, e no final desta época, mesmo que o Porto não seja campeão (Deus queira que seja), vou à mesma lançar fogo de artifício, só porque este gajo vai pendurar o apito.

Anónimo disse...

eu gosto muito destes textos, embora claro está quem os escreve tenha uma memória bastante miserável, uma vez que não se lembra de como o porto ganha praticamente todos os campeonatos.. e não é muito dificil ver como os árbitros nunca têm influencia nos resultados do porto, o porto nunca é levado ao colo.. ganha sempre com muita justiça... só os outros é que não... e só vou nomear o primeiro tetra e mais não digo. SLB sempre.obrigado

Anónimo disse...

mais vergonhoso que o do Simulão na época corrupta de 2004/05 ?

Olha e se debatesse ai o penalti sobre o Lucho na 1º parte ?

Anónimo disse...

Que penalti??? Foi tanto penalti que nem o Lucho o reclamou!!! Tira mas é as palas e olha para os dois lados seu fanático anormal!O Lucílio Baptista é pior coisa que podia ter acontecido ao Benfica neste derbie

Anónimo disse...

2004/05 só se podem queixar de vocês mesmos!Até porque s três grandes foram uma vergonha esse ano!!!

Seinfeld disse...

Ó "Anónimo", "foi tanto penalti que nem o Lucho reclamou..." ñ me lembro se reclamou ou ñ, o certo que é, é que toda a gente é unânime a afirmar que é falta.

Para mim, muito honestamente, quem tem "palas" és tu, o que ñ admira... Vocês são os autênticos Dom Quixotes, olham para os moinhos e vêem "Inimigos", o SLB é ajudado em todos os campos, política, comunicação social, comissão disciplinar e no campo (podia estar aqui a enumerar muitas outras). É por isso que eu vos detesto, desprezo e vos considero (ñ a todos mas à maioria) de anormais, e tu ñ foges à regra, és mesmo atrasado mental.

Anónimo disse...

veremos mais disto ?

http://www.youtube.com/watch?v=xrIH5lwXqJA
http://www.youtube.com/watch?v=ju0CF-5Auug&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=OE8Cp5Fc0fI
http://www.youtube.com/watch?v=ep9G4PrNhok

Anónimo disse...

Seinfeld
Pois não poderia deixar de reagir assim o Sr. É típico dos nortenhos essa forma de ofender ou pelo menos tentar... O penalti sobre o luxo nunca foi unânime e esteve sempre muito longe de o ser provavelmente você assim quis pensar e assim lhe ficou assim...
Quem tem sido levado ao colinho a já 2 décadas não é o Benfica e mesmo o FCP embora vocês tente fazer passar a imagem ao contrario e quem vê inimigos em todas as esquinas são vocês e depois regem como temos tido agora a oportunidade de ver com caso do Red Bull.
Olhe vou lhe perdoar essa do atrasado mental, porque é perfeitamente notório que a forma como pensa e escreve que você não passa de uma criancinha mimada...e as criancinhas a gente tem que ter algum cuidado e dar algum desconto... Até porque quem tem culpa da sua má formação são mesmo os seu progenitores e não você...
desejo-lhe muitas felicidades a si e aos seu meios irmão para não o chamar de um nome feio directamente...

Anónimo disse...

É realmente, isto na bloguosfera e mesmo um gotita de agua suja!!! Comprado com os blogues do Benfica isto e mesmo uma coisa ridícula!!!
haaaahaaaaaaaaa....fico mesmo contente por mais um parolo do Porto andar aqui a fazer figura de urso!

slbostas disse...

comprado !?!

esta gentinha só pensa em comprar
tudo e todos

hoje a vaca pinhão foi gozada pelo juiz. só falta ver o orelhas no tribunal

ALLEZSPORTING disse...

boa sorte Porto
vençam os CORRUPTOS

Anónimo disse...

ahah ah aha aha ah ahah omites factos com uma facilidade tremenda. ve este video e ves logo dois vermelhos que ficaram por mostrar a jogadores do fcp.


http://www.youtube.com/watch?v=65iZ8RR6vBw&feature=related

Anónimo disse...

allez sporting andas tão ceguinho. de facto o Benfica é que controla isto tudo. o Benfica é que tem ganho titulos e titulos nos ultimos anos. abre os olhos. o teu clube está a acabar e estás a virar-te para o clube errado! ah bem tinha razão o dias da cunha!

Anónimo disse...

e se se debatesse o golo limpo do amaral em pleno estadio do dragao?


onde na mesma jogada fica por:

1- expulsar o vitor baia por ter defendido com as mãos fora da grande área quando um jogador do Benfica ia isolado

2- na recarga depois do baía defender a bola fora da área, amaral chuta, ainda de fora da área, para o fundo das redes, com um jogador do fcp ja na linha de golo que nao consegue evitar o golo. e sabem que o árbitro fez? Inventou o fora de jogo mais ridiculo que vi na minha vida!

Anónimo disse...

No tempo em que o slb ganhava campeonatos era tudo limpinho. Isso a que era. Antes de começar o Campeonato e já estava encontrado o vencedor.
Tempos do Humberto C. em que quando estava batido levantava o braço e o bandeirina levantava logo a bandeira. Era uma alegria. Era sempre a ganhar.
Ninguém piava. Jornal da Bolha era tudo abafado. TVs?! nem pensar.
Nenhuma equipa era capaz de avançar no campo defensivo do slb.
GRANDES corruptos e Mafiosos.
Lucilio Batista deve ter sido escolhido pelo LFV. Só pode...
Mais..como este ano é o último dele ainda vai apitar mais jogos do slb e vai estar atento noutros jogos aonde vai prejudicar os seus mais directos adversários no caso de FCP e SCP.
É o caso de Paulo Paraty II

Anónimo disse...

allezsporting, mude o seu nick para allez porto. o senhor nao é sportinguista, de certezinha.

Riga/V-1-Boy disse...

http://www.futebolportugal.com/2009/12/arbitros-foram-ameacados-de-morte/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+futebolportugal+%28Futebol+Portugal%29

ja viram isto?

Anónimo disse...

oh pá ameaças a árbitros por parte de adeptos ocorrem sempre. até nos estádios. querem a todo o custo, sujar o nome do Benfica. mas vão ter que fazer melhor. enquanto nao identificarem os responsáveis por estas chamadas (e espero que sejam identificados) nao vale a pena lançar boatos. que eu saiba, há mta gente que nao é Benfiquista e que detesta o Braga. por isso...

Fascismo Nunca Mais disse...

Falta lembrar que o Mourinho chamou a esta final da taça gamada pelo Sr SLB FARSA ...

Anónimo disse...

Urge uma rectificação! O penalti mais vergonhoso da história, foi aquele assinalado na final da taça dos tremoços a favor do benfas! Esse é que foi o mais escandaloso! Esse orc do Lucilio é um benfa encapotado!