terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O ataque à opinião livre

Qual Hugo Chavez, o orelhas ataca quem ousa emitir uma notícia desfavorável ao regime.

«É absolutamente lamentável a resposta do Benfica à notícia de ontem da Lusa, que inclusivamente tem um suporte vídeo a comprová-la, sobre incidentes no túnel da Luz após o Benfica-FC Porto da época passada.
Há, de facto, uma agressão e, muito pior do que isso, é que ela é verdadeiramente preparada por dois funcionários que têm o cuidado de antes desviarem a câmara de filmar para a parede de modo a não poder filmar a cena. E a agressão é consumada exactamente nesse lugar e conhece-se porque é captada por outra câmara de que, pelos vistos por "incompetência", aqueles funcionários se esqueceram.

Ora o comunicado em que o Benfica responde é uma diatribe contra um jornalista de grande craveira - e posso atestá-lo na primeira pessoa porque trabalhou muitos anos comigo, no "Público" - e que é, exactamente por ser um homem íntegro e um jornalista preparado e experiente, o editor de desporto da Lusa. Como já o foi do JN e do Púbico. Fossem todos os jornalistas como é o Francisco J. Marques e o país e o jornalismo estavam bem melhores, disso não tenho eu dúvida.
E isto não é corporativismo, nem amiguismo. É apenas justiça.

Responder aos factos atacando torpemente o mensageiro é algo que só faz quem sabe que não tem razão porque não tem argumentos. Em vez de apresentar uma razão para os lamentáveis comportamentos dos seus funcionários, o Benfica limita-se a atacar o jornalista que competentemente fez a notícia. Em vez de anunciar um processo disciplinar aos seus funcionários, vai fazer queixa do jornalista. É por tudo isto que fiquei sem dúvidas sobre o que estava por detrás.

E mais ainda: que o clube anuncie uma queixa à ERC, vá que não vá, sempre é uma entidade que tem autoridade directa sobre as empresas de comunicação; mas que anuncie também uma queixa ao ministro Jorge Lacão, sob o argumento de que é ele tutela a Lusa, é algo que foge à minha compreensão, até porque o ministro deve ter bem mais em que pensar e ainda não tutela a direcção de Informação. E tudo isto - a cena relatada pelas imagens e o comunicado - é algo que mostra como o discurso moralista que tem sido adoptado no clube é, no mínimo, hipócrita. E mais ainda, permite que se tenha os piores pensamentos - porque degradantes - sobre o que se passou no mesmo túnel já esta época.»
Manuel Queiroz, 24/01/2010
in 'De Trivela'

4 comentários:

Tasqueiro Emigrante disse...

Fossem todos como ele e se pudessem todos falar abertamente e dizer a verdade toda.
Pena é que o Regime não o deixe, e não estamos a falar de Salazar mas sim de um sujeito com bigode apoiado por uma imprensa e representantes facciosos...

Boa sorte para si e continue a publicar.Não tenha medo!

Tasqueiro Emigrante disse...

http://diario.iol.pt/desporto/benfica-fc-porto-maisfutebol-tunel-luz-iol/1133533-4062.html

Anónimo disse...

O Porto reagiu exactamente do mesmo modo às escutas no youtube e no entanto tu não o criticaste!!
Já viste alguma justificação por parte do Pinto da Costa? Algum pedido de desculpa?...?

Anónimo disse...

Mais um jornalista avençado???
Para falares assim, só podes estar à procura do tacho da avença do "Papa"...