segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O campeão dos túneis

"O génio criativo do nosso país ofereceu um novo desporto à Europa e ao mundo: o “tunebol”. Explico. Quando as duas equipas de futebol se encontram nos túneis que ligam os balneários ao relvado, após provocações de figuras contratadas para o efeito, inicia-se uma cena de pancada entre os jogadores.

O vencedor será aquele que não reagir e que, portanto, mais pontapés e murros levar. Convém lembrar que o "tunebol" está limitado aos clubes que lutam pelo título nacional. Ou seja, quem chegar a Dezembro/Janeiro em condições de ser campeão, participa no "mini-torneio" de "tunebol", para se clarificarem posições para a segunda metade da época. O campeão do "tunebol" ficará numa óptima situação para ganhar a liga.

De acordo com o seu estatuto de clube com mais títulos em Portugal, este ano o campeão do "tunebol" foi o Benfica. E não julguem que foi fácil. Exigiu muito trabalho e uma fina psicologia por parte de Jorge Jesus. Foi necessário repetir vezes sem conta, desde o início da época, aos seus jogadores: "se levarem um murro, dão a outra face para levarem um estalo". Imaginam o que deverá ter custado aos seus jogadores ouvirem, "se o Sapunaru te der um pontapé, vira a outra nádega para o Hulk te dar outro"; ou "se o Mossoró te der um estalo, dás a outra face para o Vandinho te dar um murro". E resultou.

Os jogadores do Benfica tornaram-se um exemplo de boa educação, de auto-controlo e de pacifismo. São já um exemplo para toda a Europa. Houve mesmo um jornal inglês que afirmou: a "Inglaterra deu o ‘greenpeace' ao mundo; e o Benfica deu o ‘redpeace'". Contaram-me que nas paredes do balneário, há cartazes do Dalai Lama por todo o lado. O presidente do Benfica estará a pensar convidá-lo para assistir ao jogo do título, para o apresentar como a grande inspiração da "nação pacifista". Já há mesmo quem diga que a única maneira do Sá Pinto e do Bruno Alves se emendarem é através de um estágio na Luz.

Mas o "tunebol" não se fica pelos provocadores e pelos jogadores; exige igualmente membros na Liga de Futebol com "olho de falcão", como se costuma dizer no nosso país. Pensam que é fácil olhar, através de gravações, para um molho de dez jogadores e vinte braços e perceber que foi o Hulk ou o Vandinho os únicos a agredirem. Experimentem ver as imagens e vejam se é fácil. Por fim, não há datas para terminar o mini-campeonato do "tunebol". Se um dos olhos de falcão voltar às imagens daqui a três meses e perceber que afinal o Helton, ou o Hugo Viana também agrediram, far-se-á então justiça. Nunca é tarde para punir quem bate. "Glorioso, glorioso, nos túneis és poderoso"; eis o novo grito das claques benfiquistas.
____

João Marques de Almeida, Professor universitário no Diário Económico"

3 comentários:

Anónimo disse...

Os jogadores foram suspensos ou punidos pela Liga de acordo com o relatório dos árbitros e não pelo visionamento das imagens. Santa ignorância!

Anónimo disse...

É de facto irreal e doentia a vossa obsessão pelo FC PORCO... Cegam completamente... Não conseguem admitir o que é tão óbvio e transparente!!! Foram filhos que agora ficaram órfãos de uma anarquia concebida e liderada por um senhor sem escrupuloso cujo único objectivo era o materializar dinheiro de forma fácil e grosseira roubando no plano desportivo e através do emblema de um clube tornar-se rico!!!
Acontece que o homem já cumpriu o seu principal objectivo e o interesse em ariscar a fortuna que ganhou ao serviço prestado ao clube e os crimes cometidos contra a VERDADE DESPORTIVA... Deixa assim os ilícitos de forma a evitar problemas de maior com as autoridades preparando-se para vos abandonar a vossa triste sorte que serra dentro muito em breve a mesma do Boavista!!!
Cegos e incapazes de compreender a grandeza sem igual do principal lesado ao longo de 2 décadas... fazem as tristes figuras como a de levantar um fórum na internete e ser vitima de chacota por parte de um pais, pais este que se estende por seus emigrantes mundo fora...
Da vergonha de batoteiros já ninguém vos livra no mundo do futebol, e desta forma envergonha os Portugueses e o pais!!!
Lamento que existam ainda no século XXI seres como os tristes portistas que julgava estarem extintos juntamente com a monarquia que nós subjugou durante tanto tempo julgando-se seres superior e não passando de reles mortais mais fracos ainda que os mortais do povo...
Viva A republica Portuguesa viva português!!!

Anónimo disse...

«Porto seldom line up in familiar fashion from one season to the next, surviving on a high turnover of players. They have earned a right to call themselves Portugal’s grandest club of the past 20 years"
Ian Hawkey
in The Sunday Times, 13/02/2010

"Porto earned more than £100 million from those deals; less than a third was reinvested in the side. Imagine Arsène Wenger losing Bacary Sagna, Gaël Clichy, Cesc Fàbregas, Alexandre Song, Samir Nasri and Robin van Persie over two seasons and you begin to understand the transition facing Ferreira, who, effectively, has become a victim of his own success.»
Gabriele Marcotti
in The Times, 15/02/2010

Deve ser esta a vergonha para o País que é relatada num os comentários anteriores...
Então e o viva a Republica Portuguesa... Pois sim, tenho é de esqueçer primeiro a imagem da equipa do regime de braço levantado para o céu, que nada fica a dever às saudações nazis...
Mas tudo isto é bola, e cada um pensa o que quiser!