segunda-feira, 5 de novembro de 2012

João Ferreira "agarrou" o jogo

Todo o crédito da crónica para o Vimaranes


"Há formas e formas de agarrar os jogos. Segurá-los. Impedir que os mesmos possam sair do trilho que os de sempre entendem como o certo, mesmo que se atropele uma tal de "verdade desportiva". Há militares e militares, mas quase todos defendem a sua dama. Seja ela o país ou o poder instalado. Os mais desconfiados já podiam imaginar o que se poderia passar (os da casa já não perdem para o campeonato com o militar desde 2006), mas os inocentes que vão a todas ainda esperavam que o de sempre não se repetisse. Mas convenhamos, até para distorcer a verdade é preciso arte, para não dar muito nas vistas essencialmente.

O amarelo a Defendi ainda na primeira parte, depois de perdoados por lances piores a Salvio (simulação) ou Carlos Martins e Garay por faltas duras, era o primeiro indicador de como se vai desequilibrando a balança. Mas o "melhor" estava guardado para a segunda parte. A ânsia de segurar o jogo, evitando que o adversário fizesse parte daquilo que tinha feito na primeira e resolver de uma vez o encontro, aproximando-o daquilo que um jornal nacional vaticinava, provocou a marcação da grande penalidade da praxe. Estava feito o essencial, e só foi pena que aquele que uma vez foi célere a ver repetições em câmaras alheias não o tenha feito ontem. O jogo ficava resolvido logo ali, a abrir a etapa complementar e a partir desse momento o Vitória entregou por completo os pontos, incapaz de reagir, não só por culpa própria mas porque o 2-0 dava poucas hipóteses de qualquer reacção.

Claro que há também erros vitorianos que aceleraram esta derrota. Impensável a forma como se sofre o primeiro e o terceiro golos, por erros defensivos primários e que custam caro frente a equipas com mais e melhores opções. "Imperdoável" também a forma como Toscano - um dos melhores - em frente a Artur na primeira parte e com 0-0 desperdiça o primeiro da noite. Num jogo onde o Vitória sabia que não teria grandes ocasiões, desperdiçar uma daquela tamanho, só pode custar pontos.

Mas, voltando ao início, para distorcer a verdade também é preciso arte. E depois de decidir o jogo com a grande penalidade do costume, há sempre formas de tentar disfarçar a inclinação do campo. A expulsão de André Gomes é tão evidente como justa, mas sejamos claros... apenas acontece porque o resultado estava em 3-0 e com 70 minutos de jogo. Assim é mais fácil, nós sabemos.

No fundo, só houve algo que não correu conforme previam os do costume. Os "orgasmos múltiplos" do jornal habitual (ou até de outros comentadores televisivos) tiveram de ser mais controlados porque o seu "glorioso" ficou a um golo daquilo que pretendiam. Quanto ao Vitória, sábado há mais campeonato.

No fundo, e no palco do costume, foi feito o pleno. Depois de ter sido prejudicada a equipa B, ontem foi a vez da A. É caso para dizer, se mais houvesse..."

14 comentários:

Anónimo disse...

EU NEM VI O JOGO. MAS TUDO ISSO ERA PREVÍSIVEL, QUANDO SE SOUBE O NOME DO ARTISTA QUE IA INCLIN...UPS, APITAR O JOGO.

Anónimo disse...

" O João pode ser"

Anónimo disse...

Bom Dia Srs Corruptos porkos..

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=362303

FALEM DESTA, POR FAVOR...

Anónimo disse...

Bom dia.

Cada semana que passa mais confirmo que não se tratava de mera convicção inicial a perspectiva de que este ano vai valer tudo para que "os rapazes" do bairro da Luz ganhem o campeonato.
Desde logo a fábrica de EPO, depois o aumento da "Ministério da Propaganda". O jornal tornou mais descarado o apoio incondicional a tudo o que é feito e dito pelo Luís do Pó, qual novo Messias, que assegura que vai estabelecer uma nova ordem de poder no mundo da bola. O jornal passou de descarado apoio a propagandista sem vergonha e aumentou a dose, criando a TV corrupta número dois (e deve até ter promessa da transmissão de algumas regalias televisivas, vamos esperar). Neste clima, comentadores como o Rei Gnomo da Selva não se coíbe de insinuar o que quer que seja para diminuir o mérito do Porto e criar cortinas de fumo para que os nossos jornaleiros da bola nem pensem em criar ondas com arbitragens como a do "pode ser o João" ou sobre a podridão como o Luís insulta os gajos na hora da tomada de posse, ou se é sócio e com que número, ou se anda a lavar dinheiro em offshores. Nada interessa, a bem da causa!
Finalmente, as arbitragens. Depois do aviso ao Vítor Pereira, avisando que foi ele que o pôs no conselho de arbitragem, o Luís do Pó, já lhe deu a lista dos que quer todas as semanas e na semana anterior no jogo em que vai estar o próximo adversário. Mas não chega, também estão no cardápio alguns delegados da Liga e observadores amigos.
Finalmente, o nosso Luís sabe que pode fazer tudo o que quiser, porque tem alimentado bons conhecimentos no MP e na PJ.
Nesta estufa a sementeira tem tudo para crescer com sucesso, mas há uns zun-zuns sobre mais qualquer coisa que estará na manga para tentar atingir o Porto... vamos esperar mais algum tempo.
O ano vai ser difícil...
Não podemos correr tanto como eles, mas somos melhores.
Não temos o Ministério da Propaganda, mas somos melhores...
Não somos tantos como eles, MAS SOMOS MUITO MELHORES...

Como disse Mourinho, com um murro na mesa:
No fim, aconteça o que acontecer... vamos ganhar, porque SOMOS MELHORES.

Anónimo disse...

Até na corrupção.... sem murro na mesa... pa não acordar ninguém.

Bom Dia Porkalhada.

Anónimo disse...

Nas provas Europeias é que se topa A merda do SLBixos do Mato

Anónimo disse...

E o Assassino do Very Laygt agarrou a Cadeira . E depóis do Jogo das Bs SLB/SCP 15 Heróis(Porcos Vermelhos )queriam cacetar em 2 Miudos do SCP de 15 anos.É só heróis ,Não é por acaso que as arbitragens se Acovardam" são! Covardes : porque se Não lá vai dentes Partidos num qualquer centro Comercial

Anónimo disse...

Bom dias porkos... Ja levaram nos cornos hoje??? Falem com o osga wilson... ou com o corno Alves!!!

Anónimo disse...

O PORCO HUGO INÁCIO FOI FINALMENTE APANHADO.
SERÁ DESTA?

50 "Valentões" CONTRA 2 MÍUDOS ISOLADOS.
SIM SENHOR, NA AGREMIAÇÃO CORRUPTA É SÓ "Valentões".

Anónimo disse...

Segundo uma notiçia de um jornal da queimada(CM) vem lá uma cena assim: Cardoso quer ganhar o mesmo que Lima . Segundo a mesma o Lima foi contratado por 700mil eu ano,mas: á uma fonte segura que diz não ser verdade ,por isso Cardoso quer um Milhão por ano
Será que é verdade ??
Se assim for quero ver a tal "verdade" Desportiva,
E saber por onde anda o Evanjelista ,outros intrujas

.:GM:. disse...

Aproveita para publicar o video do golo do benfica contra o Rio Ave. Lançamento lateral claramente mal executado, em andamento e com um pé no ar... mas isso só conta para os outros...

Anónimo disse...

E A ENTRADA ASSASSINA DO ENZO PEREZ AOS 50 SEGUNDOS QUE NEM AMARELO DEU (Era para vermelho)
E A OBSTRUÇÃOZINHA DO MATIC AO AVANÇADO DENTRO DA ÀREA (Era penalty)

MAIS UMA VEZ A AGREMIAÇÃO CORRUPTA CARREGADA AO COLO...

Anónimo disse...

Vocês são uns tristes de merda, preocupem-se com o vosso umbigo.