sexta-feira, 25 de abril de 2008

OPA ao Benfica enviada para Ministério Público

Foram recolhidos indícios de crime no processoA Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deverá decidir no conselho directivo marcado para meados de Maio o envio para o Ministério Público dos indícios de crime que investigou na suposta OPA de investidores chineses sobre o Benfica.
Segundo uma fonte da CMVM, citadas pela «Lusa», será esse conselho directivo a decidir se os elementos a remeter ao Ministério Público se limitarão à enumeração dos factos apurados ou se incluirão, também, também um processo contra Vasco Pereira Coutinho, o empresário português que em Julho de 2007 anunciou o alegado interesse de um grupo de investidores chineses de comprarem a maioria do capital da Sport Lisboa e Benfica SAD.
O jornal «Correio da Manhã» diz esta sexta-feira que a CMVM recolheu indícios do crime de manipulação de mercado na Operação Pública de Aquisição (OPA) fantasma que marcou a cotação das acções benfiquistas durante o Verão passado.
Nessa altura, recorde-se, estava em curso uma OPA sobre as acções do clube lançada por Joe Berardo, que oferecia 3,5 euros por acção. O anúncio do alegado interesse de chineses pelos títulos do Benfica fez as acções dispararem durante uns dias, mas a OPA acabou por nunca se concretizar.
Agora, com a investigação da CMVM praticamente concluída, as atenções viram-se para as possíveis consequências do caso. Segundo o Código de Valores de Mercado os indícios apurados poderão acarretar uma pena de prisão até três anos ou multa até 2,5 milhões de euros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quase um ano para investigar um escândalo de venda de títulos que altura valiam lixo.. esta CMVM é outra comédia.. tantos princípios e regulamentos, ainda vão dizer que os registos das operações foram levados pelo vento.

Alguem foi acusado de alguma coisa? tá queto. é Lisboa no seu melhor.. abafa pq pode levantar mt pó (branco).


Camoranesi