segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A máfia também joga na bolsa

CMVM denuncia ao Ministério Público indícios de crime de manipulação com acções Portucel e do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) detectou e investigou indícios de manipulação do mercado sobre acções da Portucel, que decidiu hoje denunciar ao Ministério Público. A CMVM enviou também para o Ministério Público indícios de manipulação de mercado no caso que ficou conhecido como a OPA dos chineses sobre o Benfica.

"Detectámos, no decorrer da vigilância permanente que fazemos, operações que não correspondiam ao padrão normal e que decidimos averiguar", disse à agência Lusa fonte oficial do supervisor.

A essas operações correspondiam "evoluções de cotação estranhas", e por isso a CMVM decidiu abrir uma investigação mais aprofundada na qual identificou "indícios de manipulação de mercado".

Por essa razão, o caso passa agora para a esfera do Ministério Público, disse a mesma fonte.

"O Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em reunião realizada no dia 18 de Dezembro de 2008, deliberou denunciar ao Ministério Público indícios de um caso de manipulação de mercado sobre acções da Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel", refere o supervisor em comunicado.

A lei proíbe, punindo com coimas e outras penas que podem ser de prisão até três anos, comportamentos negociais ou informativos que, pela sua natureza ou consequências, possam criar uma situação enganadora sobre um valor mobiliário ou sobre uma entidade emitente, ou seja de manipular o mercado.

Na mesma reunião, a CMVM decidiu também denunciar ao ministério público indícios de um outro caso de manipulação de mercado, este sobre acções da Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD.

Este caso ficou conhecido como a falsa OPA dos chineses sobre o Benfica.

Sem comentários: