terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Provem que são capazes !

"Provem que são capazes de ser campeões no campo e não no túnel, que são capazes de ganhar um campeonato sem comprar a transferência de jogos de estádio e sem a colaboração dos amigos colocados em lugares de decisão na Liga, que, em tempos, Luís Filipe Viera declarava ser mais importante de ter do que uma boa equipa de futebol! Faccioso ou não, eu acho e sempre achei que o melhor deve ganhar e à vista de todos."

Miguel Sousa Tavares na sua crónica semanal no 'jornal' A Bola.

Como pode haver auto-intitulados adeptos de futebol que compactuam com equipas que preferem vencer nos túneis e não no campo; que transferem jogos para onde mais lhes convém; que dependem de acções do CD da Liga para enfraquecer os adversários e de arbitragens tendenciosas para desempatar partidas.

De que desporto são eles adeptos ?

17 comentários:

Anónimo disse...

1º quanto aos tuneis. eu ainda estou à espera das tais imagens que comprovem que tenha havido um elemento do Benfica a agredir a alguem. agora parece que ja existem imagens relativas às atitudes de hulk e suparanu.

2º transferencia de jogos de Estadio??? sr miguel tavares, o fcp foi jogar com o oliveirense em Águeda. o fcp na década de 90, já foi jogar a Torres Novas para defrontar o Estoril.

o Benfica tem sido o melhor dentro de campo tal como o Braga.

RFM disse...

Oh Anónimo
O slb também jogou este ano em Torres Novas como o Monsanto. Esqueceste-te?!
O FCP jogou em Agueda a mando da FPF e a Oliveirense aceitou devido à falta de condições do campo da Oliveirense depois de adiado. O Monsanto ao contrário pediu para fazer receita pois o seu campo tinha condições de relvado sintético.

RFM disse...

Túneis..?!
É e vai ser forte da casa.
Deveriam (Um dia vão ter de fazer) acessos diferentes para todos as equipas. Completamente isulados.

Anónimo disse...

Para quando a promoção do simples David Luis, para Sir.David Luis ?? Já que ninguem pode tocar no minino, e o minino pode arrear cacetada em toda a gente. O titulo fica - lhe bem, ele é o senhor do futebol, manda em tudo e todos..

Margarida Monteiro disse...

completo

MIGUEL SOUSA TAVARES (JORNAL "ABOLHA")
Este ano começa bem...

1 Desde que esta época se iniciou, eu tinha feito a mim mesmo uma promessa: aguentar-me até ao limite para não dar alento nestas crónicas ao clima habitual de facciosismo cego que alimenta ódios e suspeições sem fim e impede de ver e reconhecer o mérito alheio onde ele existe. Já lá vai decorrido meio campeonato e nunca, uma só vez que fosse, me pronunciei sobre arbitragens: quer as do meu clube, quer as dos outros; elogiei, mais do que uma vez, os progressos evidentes do futebol do Benfica, escrevendo que era a equipa que mais e melhor estava a jogar, e não tive uma dúvida em reconhecer como mais do que justa a sua vitória recente sobre o FC Porto. Fiz o que pude para a sanidade do ambiente. E aguentei-me até onde consegui.
Mas, às tantas, as coisas começam a ficar difíceis de encaixar sem reagir. Anteontem, por exemplo, ao ler o texto, pretensamente engraçadinho, do Diogo Quintela, achei que a direcção do FC Porto deveria abandonar a sua tradicional passividade litigante e colocar-lhe um processo-crime por difamação, como o seu texto amplamente merece. Talvez ele prefira a justiça popular à justiça democrática, talvez prefira a verdade popular à verdade apurada como tal; talvez as sentenças da justiça comum (e não a da populaça futobolística) lhe não mereçam respeito algum, talvez mesmo nem sequer se dê ao trabalho de as conhecer. Mas certamente sabe que insistir em mentiras desmascaradas pela justiça é uma calúnia e sabe que ofende, não apenas o presidente do FC Porto, mas todos os portistas, quando se diverte a escrever pretensos diálogos em que Pinto da Costa compra um árbitro por 2.500 euros. Goebells dizia que uma mentira repetidamente dita
transforma-se em verdade. Mas Goebells perdeu e as democracias triunfaram. Talvez Diogo Quintela não goste, mas é assim: há regras no jogo.

Margarida Monteiro disse...

O FC Porto também deveria abandonar a sua passividade litigante no processo que aí vem e que se adivinha tumultuoso, do Conselho de Disciplina contra meia equipa do F.C.Porto, a propósito daquilo a que cada vez mais me sinto tentado a chamar «a emboscada da Luz». E isso deveria começar pelo levantamento de um incidente de suspeição contra todo o elenco do CD e, muito em especial, contra o seu presidente, o Dr. Ricardo Costa. A história recente da «justiça» do CD está cheia de factos que demonstram mais do que suficientemente a senha persecutória do Dr. Costa e do CD contra o FC Porto. Este órgão e este presidente não dão garantias mínimas de isenção para julgar o FC Porto.

Têm dúvidas? Não sei se repararam como, há uns dias atrás, o Dr. Costa fez divulgar, através de jornalistas de confiança, a informação da decisão «inédita» que o CD havia tomado de recorrer de uma sentença do seu próprio órgão de recurso, o Conselho de Justiça (primeiro para o Pleno do próprio CJ, depois, ao que se anuncia e em caso de insucesso, para o tribunal administrativo). Sem dúvida que a decisão é inédita e até estranha — ou não, como veremos adiante. Como notou José Manuel Meirim, no Público, é inédito e estranho que um órgão recorrido recorra da decisão do órgão de recurso (é assim como se o tribunal da Relação pudesse recorrer de uma decisão do Supremo), e leva a que o CD abandone o seu papel de juiz para assumir o de parte numa questão: a tanto leva a vaidade do Dr. Ricardo Costa.


Mais estranho ainda é pensar que tanto empenho do CD tem por objecto apenas uma questão menor: o responsável pelas relações com a imprensa do FC Porto insultou um jornalista de serviço num estádio (coisa lamentavelmente frequente, com todos os clubes...). Que devia ser condenado, não há dúvidas: condenado por insultar um jornalista em serviço. Mas o Dr. Ricardo Costa queria mais e resolveu condená-lo por insultar, não um jornalista, mas «um agente desportivo» — tese absurda e até insultuosa para os jornalistas, que o CJ, em recurso, obviamente não acolheu. E é desta decisão do CJ que o Dr. Costa resolveu recorrer, apostado em criar doutrina nova — como tentou fazer no passado, com resultados que o deveriam levar, se não a renunciar ao cargo, ao menos a um módico de pudor e contenção.

Agora, o curioso desta «inédita» decisão do CD — divulgada logo após os incidentes do túnel da Luz — é que ela aparenta ser tudo menos inocente. Reparem como tudo bate certo: se o Dr. Costa conseguir vencimento na sua tese de que um jornalista num estádio é um «agente desportivo», também poderá sustentar a seguir que um segurança num túnel do estádio é igualmente um «agente desportivo». E disso depende a possibilidade de aplicar a meia equipa do FC Porto aquelas demenciais penas de suspensão de um a seis anos, que o Regulamento Disciplinar contempla para as agressões a «agentes desportivos». Ainda chegará a vez de o vendedor de castanhas assadas à porta do estádio vir a ser declarado também «agente desportivo»... se isso servir para punir jogadores do FC Porto.

Sobre o que realmente aconteceu no túnel da Luz, estamos todos à espera de conhecer as já tão célebres imagens da longa metragem produzida pela Benfica- TV. Todos, não: meio mundo já as conhece. Eu já as ouvi relatadas por vários benfiquistas e ainda anteontem, aqui na BOLA, podia ler-se um pormenorizado relato dos pretensos acontecimentos no túnel, baseado, ou nas imagens, ou na versão que delas foi contada ao jornalista. «A BOLA sabe...», escrevia-se aqui. A BOLA sabe? E como sabe — viu as imagens, que é suposto terem sido entregues pelo Benfica ao CD da Liga e a mais ninguém? E, se viu, quem lhas mostrou — o Benfica ou o CD? E, se não as viu, como sabe — se não por relato de uma das partes, assumido como verdade indesmentível?

Anónimo disse...

Pena que A BOLA não saiba outras coisas, a começar pelo que significa divulgar peças de acusação, antes mesmo de haver acusação, e de as divulgar em tais termos, que a defesa — (que nem sequer teve ainda acesso a nada, nem sabe qual é a acusação em concreto) — já tem a condenação escrita nas páginas dos jornais. E é pena que a BOLA não saiba também responder a outras questões essenciais: os seguranças têm o direito de estar ali? É habitual nos outros campos, estarem no túnel à saída dos jogos, misturados com os jogadores? Os seguranças do Benfica ficaram então no túnel, caladinhos e quietos, e foram inesperadamente agredidos por uma troupe de jogadores portistas que, já depois de fechados na sua cabina, resolveram sair cá para fora para os agredir? E A BOLA não sabe que, para além das cenas de pugilato do túnel, o essencial desta história é perceber o que faziam ali os seguranças do Benfica e qual foi o seu papel
nos acontecimentos?

Para que não haja dúvidas, esclareço a minha posição: as agressões têm de ser punidas, primeiro criminalmente, depois no foro disciplinar. Mas aqui, na justa proporção à sua gravidade, ao motivo e circunstâncias da agressão e à representatividade desportiva dos agredidos — que é nenhuma. Até aí, todos estamos de acordo. Agora, fazer disto a arma decisiva para o Benfica ser campeão este ano, isso não! Tenham vergonha!
Provem que são capazes de ser campeões no campo e não no túnel, que são capazes de ganhar um campeonato sem comprar a transferência de jogos de estádio e sem a colaboração dos amigos colocados em lugares de decisão na Liga, que, em tempos, Luís Filipe Viera declarava ser mais importante de ter do que uma boa equipa de futebol! Faccioso ou não, eu acho e sempre achei que o melhor deve ganhar e à vista de todos. E repito que, se o campeonato acabasse agora, o melhor era o Benfica. E até acho que fazia muito bem à nossa competitividade ter de volta um Benfica ganhador, mas como deve de ser. Porém, ainda falta meio campeonato e é desejável que ele seja disputado até ao fim em condições de igualdade. Depois de uma década de frustrações e mediocridade, interrompida apenas por um título que a ninguém convenceu, era isto que eu desejaria, se fosse benfiquista. Mas os auto-proclamados «moralizadores» do futebol português já provaram
que não se contêm e que, debaixo da sua capa de virgens púdicas, não se preocupam muito com os meios para chegarem aos fins que ambicionam. É natural: os vencidos não gostam de lutar em campo aberto.

2 E o ano de 2010 abriu, aqui na BOLA, com mais uma daquelas periódicas entrevistas ao presidente do Benfica. Seis páginas — a capa, uma página inteira de elogios e quatro de auto-elogios, disfarçados de entrevista. E o dia de Ano Novo amanheceu cinzento e gasto. Tal qual o discurso do personagem.

Anónimo disse...

Olá??? Isto esta a doer não? Já la vaio tempo em que os meninos do Porto faziam o que bem queriam e entendiam e ninguém lhes dizia nada. Claro agora os castigos são para todos igual e populaça da agremiação do norte vem juntamente com os seus apoiantes de figuras publicas travestidos dizer que o Benfica é o clube ajudado e que esta a ser levado ao colo, sem ao menos reconhecerem que este ano a diferença é que o Benfica esta a jogar mais fruto de um esforço superior ao nível do reforços do plantel e de uma equipa técnica com maior carisma conhecimento e com uma mística diferente e mais aguerrida. Não estavam habituados a ver outros Brunos Alves a jogar noutras equipas e contra eles. Porque se o David Luís é acusado de ser protegido pelos árbitros o que dizer do assassino capitão do Fócuporco???
Tenham juízo e deixem principalmente o Miguel Sousa Tavares de fazer figurinhas estúpidas em plena praça publica. Trabalhem como os outros porque a corrupção e o tempo dela já lá vai...
Saudações de um benfiquista que esta farto como muitos outros de ouvir lamentações sem qualquer fundamento nem razão!!!

Sporting Sempre disse...

agora os castigos são para todos igual

LOL

em que planeta vive este cromo

Anónimo disse...

No Planeta Terra Porquê??? Tens muitas razões de queixa??? Realmente os jogadores do Porto matéria de castigos tem sido castigos exemplares. Que o diga o Bruno Alves assassino de colegas de profissão do futebol Português! Só ainda não matou ou acabou coma carreira de alguns colegas por pura sorte dos mesmos!

Anónimo disse...

Havia um artista que dizia assim: Estava mal disposto dirigi-me ao hospital da luz disseram-me que estava o Benfica na morgue e fiquei logo melhor e vim me embora! Pois quem é que esta na morgue agora?? O fócuporco??? Ou o pintinho??? há espera ai e o plantel do F.C.Porco!

Anónimo disse...

sporting sempre, eu nao vejo o seu clube a ser castigado?!
ó margarida, nao existe mania da perseguição. se de facto o hulk e o suparanu fizeram alguma coisa de grave, castiga-los não é perseguição, é justiça.

Anónimo disse...

Parece que o anti lampião ontem ia morrendo de ataque cardíaco quando viu o nosso Luís Filipe Vieira com o dossier que dizia... VERDADE DESPORTIVA!!! Curioso! Não vi o presidente da agremiação azul e branca por lá??? Se calhar estava na morgue da Luz!!

Anónimo disse...

é o orelhas com o dossier e o armando vara com a caixa de robalos

Calabote disse...

Em Janeiro de 2009, o Calabote reapareceu das cinzas, após os indecentes juízos de um tal de Baptista (que não o Lucílio), num Benfica-Braga. Nesse dia, o agora “Special” Jesus, dizia que "o seu Braga Campeão, só na Play-Station".

Hoje, continua a pensar da mesma forma, mas como agora está do lado contrário, até aparece de mão levantada e cheio de energia, apontando com os dedos, como que dizendo: "Um roubo, dois roubos, três roubos...". E assim foi, uma vez mais, no domingo passado. Malquerença ainda suplica que lhe perdoem o lance de Petit/Baía, mas esquece que já pagou a dívida (???) com juros acima da Euribor, de há um ano atrás.

No domingo passado, Luisão agride, o Nacional marca, o David Luíz faz penalty, mas o Benfica ganha. Como nos tempos de Calabote. O nada inocente Calabote. Esse mesmo.

Depois do TETRA se consumar, pensava eu que podia descansar em paz. Parece que não.

Anónimo disse...

Descanse em paz calabote!!! Amene!lol
CARREGA BENFICA!!

RFM disse...

Carrega Ben(querença)fica.