segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Salazar ofereceu estádio

Salazar ofereceu estádio ao Benfica e PSD e PS ofereceram o actual'

SALAZAR OFERECEU EX-ESTÁDIO DA LUZ AO BENFICA'

Logo que, em Março de 1944, o Clube teve conhecimento de que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) - proprietária do Campo Grande, onde o Benfica jogava desde 05/10/1941 - estava a estudar uma nova localização para o recinto benfiquista, começou a pensar-se na ideia de construir um novo estádio. Porém, os anos foram passando e as Direcções do Clube, eleitas anualmente, mostravam-se incapazes de obter, da CML, terrenos para a edificação do novo campo.

ALGUNS ASSOCIADOS DESCONTENTES COM A SITUAÇÃO SÃO ELEITOS, A 19/01/1946, PARA A DIRECÇÃO, CONSEGUINDO, A 17/05/1946, UM ENCONTRO NO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, DURANTE O QUAL O MINISTRO ENG.º CANCELA DE ABREU SE MOSTRA INTERESSADO NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA, AFIRMANDO QUE "O BENFICA É DE BENFICA E PARA LÁ TEM DE VOLTAR!".

Procurava-se, por tudo isto, obter terrenos em condições vantajosas: topografia que facilitasse (e não encarecesse) os trabalhos e a um preço acessível, já que o desejo não era arrendar mas sim comprar - o que, para evitar encargos futuros, só viria a ser possível em 21/10/1969. Quanto ao tipo

de construção, o ideal seria um estádio sem luxos, mas funcional, à imagem do Benfica, ou seja, um recinto desportivo com uma capacidade de assistência aceitável para a massa associativa (40 000 lugares - o Clube registava 14 334 sócios em 31/12/1949) e erguido a partir de um projecto que comtemplasse a possibilidade de ampliação futura. DEPOIS DE DELIMITADOS OS TERRENOS EM CARNIDE - ENTRE A ESTRADA DE BENFICA, A RUA DOS SOEIROS E A AZINHAGA DA FONTE (PRÓXIMO DO LOCAL ONDE ESTAVA PROJECTADA A NOVA AVENIDA CIRCULAR DE LISBOA) -, INICIARAM-SE AS EXPROPRIAÇÕES POR PARTE DA CML, A 15/11/1949.

in Estádios do Sport Lisboa e Benfica.

P. S. 1 - Os terrenos foram roubados aos proprietários e entregues pelo regime de Salazar ao Benfica, via Cãmara de Lisboa' Tendo ainda ajudado a financiar parte dos custos com a construção do ex-Estádio da Luz' OS DONOS DOS TERRENOS ROUBADOS NÃO RECEBERAM QUALQUER COMPENSAÇÂO, TENDO A CÃMARA DE LISBOA INVOCADO O "INTERESSE NACIONAL"!

P. S. 2 – Anos mais tarde outros governos viriam a ajudar o Benfica na construção do actual Estádio da Luz, via Câmara de Lisboa através da citada e de empresas municipais, como a EPUL'

enviado por email por leitor devidamente identificado


41 comentários:

pila vredade disprotiva i nao só disse...

ôlha, ôlha os espertinhos,

Agora vão dizer k é mentira k akele tarreno pretencia a uns marcianos (mas dos autênticos - vem vermelhuscos) k kiseram voltar a terra e como eram socios ferrenhos e xaios da guito, doaram o tarreno á mais maior grandemente enorme instituiçao do universo. Isto dito por eles k são passoas vianjadas por esses mundos afora.

Anónimo disse...

Ja falaram das acçoes que serviram para pagar ao fisco sem estar cotadas em bolsa??.O valor das acçoes eram 0...

Gonçalo disse...

é o orelhas que vai pagar ?

Tribunal deu como provado que ex de Pinto da Costa se apropriou indevidamnete de 30 mil euros
Carolina Salgado foi condenada, esta quarta-feira, a uma pena suspensa de um ano e seis meses de prisão por se apropriar indevidamente de 30.300 euros que se encontravam numa conta de que era titular com Pinto da Costa, sendo absolvida de furto, escreve a LusaO colectivo do tribunal de Gaia, onde Carolina foi julgada em mais um processo que a opunha ao líder portista, deu como provado que a 3 de Abril, após a separação do casal, a arguida dirigiu-se a uma agência bancária onde procedeu ao levantamento da quase da totalidade de uma conta de que era titular juntamente com Pinto da Costa.
«Ao agir do modo supra descrito, a arguida fê-lo sem o consentimento e conhecimento do assistente [Pinto da Costa], bem sabendo que agia contra a vontade deste e que não podia proceder ao levantamento de tal quantia sem o consentimento do assistente», refere o acórdão hoje lido.
O tribunal justificou que se tratava de «uma conta plural solidária que poderia ser movimentada por qualquer dos titulares», presumindo que ambos «participam nos valores depositados em montantes iguais».
«Provado que a propriedade do bem depositado, o dinheiro, pertence por inteiro a um dos titulares, elidida fica aquela presunção e só o proprietário pode fazer sua a totalidade do depósito», acrescenta o acórdão.
O tribunal de Gaia decidiu ainda absolver Carolina do crime de furto qualificado de que estava acusada por ter alegadamente retirado vários objetos da habitação na Madalena (Gaia) que havia partilhado com Pinto da Costa antes da separação do casal em 2006 e da casa/museu da Rua Clube dos Caçadores.
Não ficou provado que Carolina, ao retirar os bens, tivesse actuado com o propósito de se apoderar dos objetos em causa ou que se tivesse apoderado ilegitimamente dos bens de Pinto da Costa.
«Não há um único documento que suporte a titularidade dos bens ou do seu valor», explicou a juíza durante a leitura.
Na determinação da medida da pena, foi tido em consideração que os factos «ocorreram num contexto de conflitualidade subsequente à rutura de uma vida em comum, o que atenua o juízo de censura de que é passível a arguida».
Carolina Salgado foi ainda absolvida do pedido de indemnização apresentado por Pinto da Costa que pedia mais de 135 mil euros por danos patrimoniais e não patrimoniais.
À saída José Dantas, advogado da arguida, mostrou-se satisfeito pela absolvição da sua constituinte quanto ao crime de furto mas admitiu recorrer quanto à pena de um ano e seis meses.

Anónimo disse...

Pior que isto tudo é saber como o Benfica não faliu ainda depois de já ter 2 emprestimos à banca...sim porque o dinheiro não cai do céu!!!

Se calhar o pó que vem nos pneus do Vieira ainda rende para aqueles lados e para o braço armado de Chelas e da Amadora...NN Boys para bom entendido!!!

Anónimo disse...

Que grandes realizadores de cinema temos nós na pocilga de cuntomil...

Anónimo disse...

“Ao longo da nossa história, já fomos campeões em todas as modalidades. Só não vencemos o campeonato dos túneis”, ironizou Pinto da Costa. “E quando não vencermos não vamos combinar almoços com jornalistas para elaborar comunicados, que depois são lidos pelas direcções...”, insistiu, no mesmo estilo. “Vamos continuar a ter força para ganhar e não há Delgado nenhum, por mais grosso que seja, que nos assuste”, repetiu. “Sabemos vencer e sabemos perder. Mas continuamos atentos, para que não nos atirem areia para os olhos”, avisou.-Pinto da Costa 28-09-2010


AFINAL O NOSSO PRESIDENTE ESTÁ ACORDADO E JÁ RESPONDEU AOS BOIS DE LISBOA

Anónimo disse...

Por isso sempre digo que a agremiação da zona sul da 2ª circular é a agremiação de todos os regimes...

Anónimo disse...

E das dietas! O gajo ainda sabe grunhir mesmo com o avançar da idade... o grunhir continua estúpido e os leitões continuam a seguir cegamente a porca mor!!!

Anónimo disse...

O Benfica continua a existir porque o Orelhas continua a traficar droga através dos pneus que vende, onde os NN Boys fazem de dealers...se investigassem descobriam logo...

Anónimo disse...

ISTO SÓ É NOVIDADE PARA QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA DE PROMISCUIDADE ENTRE MERDAFICA E SALAZAR/ESTADO NOVO.

SÓ É NOVIDADE PARA OS LAMPIÕES INGÉNUOS QUE CONTINUAM A ASSOBIAR PARA O LADO E A DIZER QUE O MERDAFICA NÃO ERA O CLUBE DO REGIME

FALTOU AÍ NESSA HISTÓRIA, QUE TODOS OS CLUBES FORAM OBRIGADOS A DAR UM CONTRIBUTO AO MERDAFICA NA CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DE CARNIDE INAUGURADO A 1 DEZEMBRO DE 1954, COM HONRAS DE ESTADO.

O ESTADO ENTROU COM UM TERÇO DO VALOR TOTAL (9.000 CONTOS) , DOOU OS TERRENOS (VIA CML), OS SÓCIOS ENCARNADOS DERAM TAMBÉM UM FORTE CONTRIBUTO E A "CAMPANHA DO CIMENTO" TEVE A AJUDA DE TODOS OS CLUBES PORTUGUESES DE NORTE A SUL, POIS O ESTÁDIO DO MERDAFICA ERA "CAUSA NACIONAL".

SE ISTO NÃO É SER CLUBE DO REGIME...

E JÁ EM 1944 TINHA SIDO POMPOSAMENTE INAUGURADO O CAMPO DE TREINOS DO MERDAFICA, CHAMADO DE "ESTÁDIO NACIONAL", E QUE SALAZAR ANUNCIOU NUM CARTAZ BEM EXPLICITO COM IMAGENS DA EQUIPA DO MERDAFICA A FAZER A SAUDAÇÃO.

TODOS ERAM OBRIGADOS A FAZER A SAUDAÇÃO, MAS O ÚNICO CLUBE QUE APARECE NUM CARTAZ DE PROPAGANDA DO ESTADO NOVO É MESMO O MERDAFICA!!!


OUTRO PORMENOR É QUE O VICE-PRESIDENTE DO MERDAFICA NOS ANOS 60, CHAMA-SE FERNANDO SILVA PAIS, E ERA "SÓ" O DIRECTOR DA PIDE.
SÓ PARA O CASO DE AINDA HAVER DÚVIDAS DE COMO AS COISAS SE PASSAVAM NA "OUTRA SENHORA".

Anónimo disse...

COITADOS DOS LAMPIÕES E DA SUA IMPRENSA COMPRADA...TENTANDO SEMPRE TAPAR OS OLHOS A QUEM NÃO QUER VER AS VERDADES!!!

Anónimo disse...

NA ALTURA, O PRESIDENTE DA CML DE LISBOA CHAMAVA-SE TENENTE CORONEL SALVAÇÃO BARRETO E QUE FEZ A CEDÊNCIA ESTATAL DO TERRENO PARA O ESTÁDIO.

E AINDA:


"A Comissão Central iniciou uma campanha a 11 de Fevereiro de 1954 entre todos os adeptos e simpatizantes do Benfica, com vista a angariação do cimento necessário para a construção das bancadas. Essa campanha ficou conhecida na história
do clube como a Campanha do Cimento.Esta campanha contou com
vários patrocínios de Norte a Sul de Portugal e do Ultramar
Português. Várias associações desportivas nacionais procederam
também à angariação de fundos a favor da Comissão Central, em
solidariedade com o apelo Benfiquista, tais como: Estoril de Praia, Desportivo da Marinha Grande, Desportivo do Montijo, Futebol Clube do Porto, Atlético Clube de Portugal, Futebol Clube os Belenenses, Secção de Cicloturismo do Benfica, Sport Algés e Dafundo, e muitos outros clubes que de uma maneira ou outra e de vários pontos do País se associaram a esta campanha que mobilizou o País inteiro e
alem fronteiras."


http://www.filacap.com.br/
artigos/art00002.pdf



TUDO DITO!

Anónimo disse...

E AINDA DIZEM OS LAMPIÕES QUE FIZERAM O ESTÁDIO SOZINHO, PAGO POR ELES, E SEM AJUDAS DE NINGUÉM HAHAHAHAHA
FOI ISSO E O EUSÉBIO NUNCA TER SIDO RAPTADO PELA PIDE NEM PROIBIDO DE SAIR PARA O ESTRANGEIRO.

Anónimo disse...

ONTEM NO DIA SEGUINTE, O GUILHERME AGUIAR ESTEVE MUITO BEM AO MANDAR UMAS BOCAS AO FILHO DA PUTA DO RUI GOMES DA SILVA, A PROPÓSITO DE TER SIDO ELE QUE CONTRATOU OS STEWARDS PARA IREM PROVOCAR OS JOGADORES DO FCP, QUE DEPOIS DEU NAQUILO QUE SABEMOS...

ESSE RUI GOMES DA SILVA É UM AUTÊNTICO F.D.P. E NÃO O DIGO POR CAUSA DO QUE DISSE O AGUIAR,MAS SIM POR CAUSA DO COMPORTAMENTO DELE NO PROGRAMA.
QUE NOJO ME METE AQUELE F.D.P.

Anónimo disse...

E quanto ás beneses para a Capoeira do Seixal(a Britalar já recebeu tudo)???

Clube altamente apóiado pelo Salazar e seus Seguidores
Mas;agora também tem lá á
muintos Silva Pais"Rui Gomes Pereira,Os Xulos que estão a controlar os blogues O Inferno da Luz,o Eterno benfica etc etc Estes Xulos teem os mesmos métodos do Silva Pais
Como é possivel a verdade desportiva com uma grande ceita a fazer deles os maiores do mundo como fazem o Rasca e a Borla
O Pinto da Costa é que topa essa escumalha; Delgados/"Delgrosso"bajuladores do MERDAfica

Anónimo disse...

SALVAÇÃO BARRETO, SALAZAR, ROSA CASACO, SILVA PAIS, E MUITOS OUTROS PIDESCOS, SOCIOS-MINISTROS, ETC, FORAM TUDO ABONOS DE FAMILIA DO MERDAFICA DURANTE DÉCADAS. RAPTAVAM E DESVIAVAM À MÁ-FILA JOGADORES E TREINADORES...DO PORTO, DO SPORTING, DAS EX-COLÓNIAS.
ERAM SUBSIDIOS, EMPRÉSTIMOS BANCARIOS, PRESSÕES E AMEAÇAS A ARBITROS (NÃO ESQUECER QUE ERAM FUNCIONÁRIOS PUBLICOS), PRESENÇAS NA TRIBUNA DO GALINHEIRO AO LADO DE BORGES COUTINHO, ERA CALABOTES E INACIOS DE ALMEIDA, ERAM FAVORES DE TODA A ESPÉCIE EM TROCA DE DENUNCIAS À PIDE (GENTE QUE IA PARA O TARRAFAL), ERAM TERRENOS E ESTADIOS OFERECIDOS, ERA A PROPAGANDA GRATUITA NAS RADIOS, JORNAIS, REVISTAS E NA TV QUE COMEÇAVA A APARECER.

ATÉ COMPADRIO E AMIZADE EXISTIA ENTRE O SALAZAR E A FAMILIA DO EX-PRESIDENTE FEZAS VITAL QUE FOI CAMPEÃO EUROPEU EM 1962.
É SÓ PESQUISAR. CREIO QUE FEZAS VITAL ERA SALAZARISTA E O SEU PRIMO ERA INTIMO DE SALAZAR.

ENFIM, DE TUDO UM POUCO FOI FEITO, E TUDO VALEU/VALIA NESSE TEMPO. E ISTO DURANTE DÉCADAS A FIO...

Anónimo disse...

VICE-PRESIDENTES QUE ERAM DIRECTORES DA PIDE, AGENTES DA PIDE AO LADO DE BORGES COUTINHO NA TRIBUNA, SALAZAR A OFERECER ESTÁDIOS E CAMPOS DE TREINO AO GLORIGOZO, A IMPEDIR JOGADORES DE SAIREM PARA ITÁLIA.
DIRIGENTES ESTRATEGICAMENTE COLOCADOS NOS ORGÃOS DA FPF, ONDE UM RESTRITO LOTE DE 3 CLUBINHOS LISBOETAS DOMINAVA TUDO A SEU BEL-PRAZER.
SUBORNOS A CLUBES PEQUENOS, JOGADORES DE CLUBES PEQUENOS A DESEJAR DERROTAS COM O MERDAFICA E A FACILITAREM, ADJUNTOS DO MERDAFICA NO BANCO DOS ADVERSÁRIOS DO PORTO, DESCONTOS DADOS ATÉ QUE O MERDAFICA MARCASSE OS GOLOS QUE PRECISAVA, ARBITROS A MENTIR NO RELATÓRIO E A RECUSAREM-SE A ADMITIR A SUA MENTIRA, MESMO DEPOIS DE IRRADIADOS, INTERVENÇÕES DE POLITICOS A EVITAR QUE ARBITROS FOSSEM PRESOS E UM CERTO CLUBE DESCESSE DE DIVISÃO POR SUBORNOS.
BOLAS QUE ENTRARAM NA BALIZA, MAS QUE OS GOLOS NÃO VALIAM PORQUE TINHAM SAIDO DO CAMPO E VOLTADO A ENTRAR, JOGOS REPETIDOS "À LA CARTE" E CONSOANTE AS CONVENIÊNCIAS.
JOGADORES QUE VIAJAVAM COM NOMES DE MULHER NOS AVIÕES DE ÀFRICA PARA LISBOA E RETIDOS EM HÓTEIS ALGARVIOS DURANTE 6 MESES.
TREINADORES QUE SE COMPROMETIAM COM O MERDAFICA AINDA NO FCP, A MEIO DE UMA ÉPOCA COM O FCP E MERDAFICA EM LUTA DIRECTA PELO TITULO.
QUE SE MUDAVAM PARA LISBOA COM O PRETEXTO DO CLIMA, MAS QUE ANOS MAIS TARDE VOLTAVAM AO PORTO.

SELECÇÕES MILITARES CONCENTRADAS EM LISBOA, COM JOGOS INUTEIS A MEIO DA SEMANA, EM VÉSPERAS DE JOGOS IMPORTANTES DO FCP, JOGADORES RETIDOS EM LISBOA

JOGADORES DA ACADÉMICA RETIDOS NO SERVIÇO MILITAR POR ORDEM EXPRESSA DO REGIME EM VÉSPERAS DA FINAL DA TAÇA ENTRE MERDAFICA(REGIME) E ACADÉMICA DE 1969 (A TAL FINAL DOS PROTESTOS DOS ESTUDANTES). REFIRO-ME A ARTUR JORGE.

TRANSMISSÕES TELEVISIVAS CANCELADAS POR ORDEM DO REGIME.

JOGADORES DO MERDAFICA CAMPEÕES EUROPEUS CONDECORADOS E VISTOS AOS ABRAÇOS COM SALAZAR.

JORNAIS LISBOETAS CRIADOS COM O INTUITO EXPRESSO DE PROMOVER O CLUBE DO REGIME.

RÁDIOS QUE SÓ TRANSMITIAM JOGOS DOS CLUBES DE LISBOA E IGNORAVAM OS OUTROS...

ENFIM, VALEU TUDO. TUDO FOI FEITO. E SE TIVESSE ESPAÇO E TEMPO, ESCREVERIA MUITO MAIS.

QUEM VIVEU NÃO ESQUECE, E OS TESTEMUNHOS DAS PESSOAS MAIS VELHAS TÊM UM VALOR INCALCULÁVEL.

Anónimo disse...

OS ADEPTOS DO MALFICA INVADIAM A CAPOEIRA DA LUZ A MEIO DE UM MALFICA -BELENENSES NOS INICIOS DE 70 PARA PERSEGUIR O ARBITRO E NADA ACONTECIA AO CLUBE.
O COLUNA FAZIA O QUE QUERIA DOS ARBITROS, O HUMBERTO COELHO TINHA ASCENDENTE SOBRE OS MESMOS, BASTAVA LEVANTAR O BRAÇO E ELES MARCAVAM FORA-DE-JOGO.
ERA GOLOS PARA LÁ DA HORA, ERA GOLOS MARCADOS COM A MÃO, COM OS PUNHOS, PENALTIES INACREDITÁVEIS, ENFIM, TUDO MAS TUDO ERA PERMITIDO AO CLUBE DE CARNIDE. VALIA TUDO PARA ELES GANHAREM.

Anónimo disse...

hoje essas tacticas morreram mas estao a tentar promove-las novamente. tuneis, malas para jogadores adversarios nas vesperas de jogos, escolha de arbitros.

HOOLIGAN disse...

ou seja, a história sempre a repetir-se.

Anónimo disse...

exactamente hooligan, a historia sempre a repetir-se apesar de os lampioes ceguetas tentem atirar areia para os olhos das pessoas com o apito dourado e nao sei quê. que se lembrem mas é do que fizeram a uns aninhos atras

Anónimo disse...

Em meia duzia de comentários sabe-se o que os jornais e alguns comentadores nunca falaram nem qeriam nunca falar porque a verdade desportiva é uma Treta inventada para encapotar as Vigarices

Já está mais que sabido que certos comentadores e alguns "jornalistas"só têem emprego porque fazem parte do Circo montado no futebol á muinto tempo,e no MERDAfica é sintomático que a verdade desportiva não passa de uma Monstruosa MENTIRA

Anónimo disse...

A verdade é como o azeite
Vem sempre ao cimo da água

O Rui Bóstia na época passada,fes merda até dizer xega e o Ricardo Costa NADA
Agora o RUI Bóstia por comportamento indecoroso leva 750 Eu e com selo de aviso

É como o Sr. dos Tiques esquisitos no TRETAS de ATAQUE agora já engoliu o Hulk;afinal o Tunel fói uma grande manobra???????onde é que o MERDAfica era campeão sem os Ricardos Costas e o Vitor Pereira Sr.VASSALAGEM

Fói mesmo uma época á SALAZAR (protetor do MERDAfica)mas agora com outros intervenientes com manobras que o Salazar se fosse vivi tinha vergonha de não fazer as porque são mais requintadas (saem do Laboratório das sumidades R.Bóstia/Orelhas) E VIVA A VERDADE DESPORTIVA apregoada por Ranhosos tipo Rui Ransozo

Unknown disse...

Por acaso é interessante.
Mas aqui não se fala também dos quase 500 milhões que um clube regional do norte (vulgo fcp) amealhou com o processo de edificação do actual estádio?!
É que não só tiveram um estádio totalmente pago pelos bolsos dos portugueses como boa parte desses dinheiros foi para o bolso de uns quantos que lideraram o processo...

OLHÁ VERDADE!!!

Anónimo disse...

nem, só de carne de porco vive Portugal !
uns coitadinhos estes tripeiros ,uns lobos com peles de ovelhas e com uns do wc do Lumiar no seu meio .este clube do anti BENFICA vai ter de zurrar desabridamente MUITOS ANOS ate a verdade ser explicada nos próprios tribunais ! ou só o 1º ministro e que pode ser castigado pelaselas escutas do YOU TUB E OS CORRUPTOS DAS ANTAS NÃO ...

Anónimo disse...

Polícia recupera objetos roubados
SUPER DRAGÕES ACUSADOS DE ROUBO NO FUNCHAL

continuamos com tudo gente do futebol clube da fruta e serios

Anónimo disse...

Corrupção, tráfico de influências, compadrio, violência, tudo no seu melhor com esta gente. Vejam e digam-me que sentimentos lhes despertam estas personagens e estas histórias

Porcos felizes: Como são e do que necessitam
Os porcos são muitas vezes comparados a cães, por serem animais simpáticos, leais e inteligentes. Na verdade, os porcos são ainda mais inteligentes do que os cães. Se tivessem oportunidade de o fazer, e se fossem bem tratados, conviveriam com gosto com os humanos, que lhes despertam tanta curiosidade. Estudos recentes de especialistas em psicologia e cognição animal mostraram que os porcos conseguem saber o que passa pela cabeça de outros porcos. Têm também grande autonomia, tomando as suas próprias decisões de modo a conseguirem alcançar os objectivos que pretendem. Animais admiráveis, os porcos sonham, reconhecem os seus nomes, gostam de ouvir música, de brincar com bolas e outros objectos, e, à semelhança dos humanos, gostam muito de receber massagens.





PROS ZURRUS DAS EGUAS !

Anónimo disse...

gente seria mas UNS LADRÕES, bandidos GATUNOS e selvagens QUE TUDO O mundo SABE que são...

FC Porto: administrador Espregueira Mendes condenado a prisão efectiva
O administrador da FC Porto Multimédia, Nuno Espregueira Mendes, foi condenado a 6 anos de prisão efectiva por burla qualificada. O colectivo de juízes do Tribunal de S. João Novo, no Porto, considera provado que o ex-administrador da SAD portista usou elevadas somas dos depósitos de clientes do balcão do Banco Mello nas Antas, onde era gerente, para aplicações na Bolsa, usufruindo das mais-valias e concedendo empréstimos com juros abaixo dos praticados pelo Banco. O FC Porto terá sido um dos beneficiados pelas condições especiais de empréstimo.
O Tribunal de S. João Novo considera que Espregueira Mendes concedeu ao FC Porto um empréstimo de 2,5 milhões de euros com condições à margem das praticadas pelo Banco Mello. A Joaquim Oliveira , proprietário da Olivedesportos, terá emprestado cerca de 10 milhões de euros, enquanto Adelino Caldeira , administrador da SAD portista, terá beneficiado de um empréstimo de 2,1 milhões de euros, e António Oliveira , ex-seleccionador e principal accionista individual da SAD azul e branca, terá recebido um empréstimo de cerca de 2,5 milhões de euros. « Estas pessoas eram das relações do arguido e tinham ligações ao FC Porto e à sua SAD, da qual o arguido era administrador, tendo efectuado tais financiamentos usando montantes dos depositantes do Banco Mello, montantes transferidos para beneficiários daqueles empréstimos », atesta-se no acórdão do Tribunal de S. João Novo. Entre os clientes do Banco prejudicados contam-se Drulovic, Zahovic e Secretário , ex-jogadores do FC Porto, e Rui Moreira , presidente da Associação Comercial do Porto e conhecido adepto portista. O Banco Mello devolveu-lhes a totalidade dos créditos a que tinham direito. O acórdão realça ainda que Espregueira Mendes « geriu a seu bel-prazer mais de 100 milhões de euros » e que usufruiu de « quantias que não se conseguiram apurar ». « Actuou como se tratasse de um banqueiro e não de um bancário que realmente era », conclui o mesmo documento.

Anónimo disse...

E quem fiscalizou as contas do scp DESDE os anos 80 ate hoje ! sera q foi o santana lopes ou a sua comitiva de lagartos na CMde LISBOA !

E quem fiscalizou nos anos 80 e 90 e ate a data as contas do fcporto sera gente seria ou temos mais um caso perdido de mafias da economia a esconder a verdade ao povo como o caso da banca das antas e do ex da SAD espregueira mendes GATUNO !
Gatuno sim pois foi condenada a sies anos de prisão por fraude em 100 milhões de euros que distribuiu pelos seus amigos e familiares tipo rui moreira tipo pinto da cosv ta tipo oliveirinha e jogadores dos mesmo clube .
Mas a melhor e que este grunho anda de maquinas bmw de argolinhas nas ruas de cedofeita todo contente com os milhões de euros roubados ao banca das antas e NIMGUEM neste pais quer saber , e só investigar e o caso passa a ser um polvo do norte dos das antas a norte do ladrão, disse ....

Quem são os donos dos terrenos de gaia !

Anónimo disse...

OS LADRÕES ESTÃO A SER ACUSADOS

POIS PELA BOCA MORRE O PEIXE

Terrenos das Antas em Tribunal

Começou esta segunda-feira a ser julgado o «caso» sobre os terrenos das Antas, no qual são acusados o antigo presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, e três vice-presidentes do clube «azul-e-branco» Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente.

Segundo a acusação, Nuno Cardoso, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente, além de dois engenheiros municipais, são acusados de lesar o erário público em pelo menos 2,5 milhões de euros, no negócio de permuta do Plano de Pormenor das Antas.

Anónimo disse...

cuitadinho este e mais um tipo o ex Fernando Gomes que encheu de escudos os porcos das antas nos anos 80 e 90 e só investigar
..
ISTO E TUDO MENTIRA E TUDO FALSO.

O ex-presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, rejeitou esta segunda-feira nos Juízos Criminais da cidade qualquer conduta dolosa relacionada com a permuta de terrenos entre a autarquia e o F.C. Porto, no âmbito do Plano de Pormenor das Antas (PPA).

«Liderei o processo em termos ideológicos e políticos», não técnicos, disse Nuno Cardoso, citado pela agência Lusa.

Recorde-se que o ex-presidente socialista da câmara, três vice-presidentes do FCP (Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente) e dois engenheiros avaliadores da autarquia começaram a ser julgados por suspeita de terem lesado o erário público em pelo menos 2,5 milhões de euros, no negócio do PPA.

Perante o tribunal, o ex-autarca assegurou que só soube do negócio dos terrenos da família Ramalho com o F.C. Porto quando foi informado pelo notário da câmara. Foi ele também que o informou que o clube estava interessado na permuta com os terrenos do parque da cidade, acrescentou.

«Não conhecia os contornos das negociações entre a família Ramalho e o FC Porto», sustentou Nuno Cardoso, insistindo que os serviços da autarquia «é que promoveram a negociação e o acordo com a família Ramalho» para a permuta sob o valor de quatro milhões de euros.

Em causa está, neste processo, uma permuta imobiliária que em 1999 envolveu o FC Porto - enquanto comprador da posição negocial da família Ramalho num terreno das Antas - e a Câmara Municipal do Porto, na sua qualidade de dona de algumas parcelas no Parque da Cidade.

Para os dois terrenos foi fixado o mesmo valor (quatro milhões de euros), mas o Ministério Público aderiu a uma tese de peritos da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) segundo a qual as parcelas das Antas deveriam ser avaliadas pelo que eram na altura (zona desportiva) e não pelo que viriam a ser (área de construção).

A nuance seria suficiente para fazer descer o valor dos terrenos, integrados na área no Plano de Pormenor das Antas (PPA), de quatro milhões de euros para 1,5 milhões.
O MP conclui assim que os cofres municipais foram prejudicados em 2,5 milhões de euros.

Neste processo, o Ministério Público defendeu que Nuno Cardoso tinha interesse directo em favorecer o F.C. Porto e que terá agido em conluio com os dirigentes do clube. Isto porque, ao mesmo tempo que exercia funções autárquicas, Nuno Cardoso detinha um cargo no Conselho Consultivo da SAD do clube azul e branco.

No seu depoimento de hoje, Nuno Cardoso assinalou que só assumiu o cargo no Conselho Consultivo da SAD após o negócio de permuta. Cardoso incorre numa pena de prisão até cinco anos e multa de 50 a 100 dias. O julgamento prossegue terça feira.

Anónimo disse...

Porque a verdade desportiva merece um tratamento sério...
... cá vão mais dois documentos que merecem bem ser consultados (via o Magalhães-SAD_SLB e o Anti-Anti-Benfica)

http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/46262.html?view=72630#t72630

http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/verdadesdeturpadas1.pdf

E, como todos temos de batalhar para não deixar cair no esquecimento crimes que acontecem no nosso país há mais de 30 anos, ficam aqui dois vídeos de um documentário que já aqui postei, mas em português. Estes são em inglês e francês e alemão e portugues...

atenção ainda falta muita merda que foram os anos vitoriosos dos GATUNOS dos BANDIDOS dos porcos DAS antas e do LADRÃO..

Anónimo disse...

ESSES PDF, SÃO UMA TENTATIVA PATÉTICA E FRANCAMENTE FRUSTRADA DE FAZER REVISIONISMO HISTÓRICO E DO MAU...

MUITO DO QUE SE DIZ AÍ, OU É ALDRABADO OU É DETURPADO.

POR EXEMPLO, CONTAR A HISTÓRIA DA EXPROPRIAÇÃO DE UM CAMPO PARA FAZER AUTO-ESTRADA, SEM DIZER O RESTO, OU SEJA, AS INDEMNIZAÇÕES CHORUDAS, SUBSIDIOS, TERRENOS E ESTÁDIOS OFERECIDOS POSTERIORMENTE, É CONTAR A HISTÓRIA PELA METADE.

ESSA DAS BANDEIRINHAS DO MERDAFICA A SUBSTITUIR AS DA U.R.S.S. É UMA PERFEITA ALDRABICE, UMA VEZ QUE HÁ IMAGENS DESSES FESTEJOS E VÊ-SE LÁ BANDEIRAS DE PORTUGAL, DA INGLATERRA, EUA OU FRANÇA, MAS NÃO SE VÊ NADA AFECTO AO MERDAFICA

http://img291.imageshack.us/img291/479/fimda2guerramundiallapa.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/3711/guerra11.jpg

http://img696.imageshack.us/img696/88/lapa19451.jpg

http://img593.imageshack.us/img593/5158/manif1945embaixadaeua1.jpg


SEM DÚVIDA ALGUMA, UMA LENDA CRIADA POR LUNÁTICOS REVISIONISTAS E COMUNISTAS.
AINDA QUE ESSA INVENÇÃO FOSSE VERDADEIRA, EM QUE É QUE ISSO FAZIA DO CLUBE GAYVOTA "DEMOCRÁTICO"??? NÃO SABEM O QUE ERA A URSS??
E, MESMO QUE TIVESSE SIDO VERDADE, ONDE É QUE ESSAS BANDEIRAS ERAM USADAS POR SEREM DO GAYFICA??
QUANTO MUITO, SERIAM USADAS POR SEREM VERMELHAS, NÃO POR SEREM DO CLUBE DO REGIME.

O HINO DO GAYFICA NÃO ERA COMUNISTA E, ALÉM DISSO, FOI ESCRITO 3 ANOS APÓS O INICIO DA DITADURA (1929) QUANDO O SALAZAR NEM ESTAVA NO PODER.

E MESMO AÍ É DITO:
"Mas o Benfica teve também como dirigentes e sócios de relevo figuras afectas ao antigo Regime. No Clube não se faziam descriminações."


DEPOIS ISSO DAS DATAS DOS ESTÁDIOS É UMA TRETA QUE PROVA COISA NENHUMA, ATÉ PORQUE O 5 DE OUTUBRO ERA FESTEJADO (E NÃO ODIADO) PELO ESTADO NOVO, QUE SE VIA A SI MESMO COMO CONTINUAÇÃO DA I RÉPUBLICA.


DEPOIS AS "ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS" DO GAYFICA NUNCA EXISTIRAM, POIS ALÉM DE SEREM CONSENTIDAS PELO REGIME, TAMBÉM NÃO ERAM DEMOCRÁTICAS, VIGORAVA A "DEMOCRACIA ORGÂNICA", 20 VOTOS PARA OS MAIS VELHOS E 1 PARA OS MAIS NOVOS, QUE AINDA HOJE SE MANTÉM.
NO FC PORTO, SIM, HOUVE ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS.

Anónimo disse...

ESSES PDF, SÃO UMA TENTATIVA PATÉTICA E FRANCAMENTE FRUSTRADA DE FAZER REVISIONISMO HISTÓRICO E DO MAU...

MUITO DO QUE SE DIZ AÍ, OU É ALDRABADO OU É DETURPADO.

POR EXEMPLO, CONTAR A HISTÓRIA DA EXPROPRIAÇÃO DE UM CAMPO PARA FAZER AUTO-ESTRADA, SEM DIZER O RESTO, OU SEJA, AS INDEMNIZAÇÕES CHORUDAS, SUBSIDIOS, TERRENOS E ESTÁDIOS OFERECIDOS POSTERIORMENTE, É CONTAR A HISTÓRIA PELA METADE.

ESSA DAS BANDEIRINHAS DO MERDAFICA A SUBSTITUIR AS DA U.R.S.S. É UMA PERFEITA ALDRABICE, UMA VEZ QUE HÁ IMAGENS DESSES FESTEJOS E VÊ-SE LÁ BANDEIRAS DE PORTUGAL, DA INGLATERRA, EUA OU FRANÇA, MAS NÃO SE VÊ NADA AFECTO AO MERDAFICA

http://img291.imageshack.us/img291/479/fimda2guerramundiallapa.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/3711/guerra11.jpg

http://img696.imageshack.us/img696/88/lapa19451.jpg

http://img593.imageshack.us/img593/5158/manif1945embaixadaeua1.jpg


SEM DÚVIDA ALGUMA, UMA LENDA CRIADA POR LUNÁTICOS REVISIONISTAS E COMUNISTAS.
AINDA QUE ESSA INVENÇÃO FOSSE VERDADEIRA, EM QUE É QUE ISSO FAZIA DO CLUBE GAYVOTA "DEMOCRÁTICO"??? NÃO SABEM O QUE ERA A URSS??
E, MESMO QUE TIVESSE SIDO VERDADE, ONDE É QUE ESSAS BANDEIRAS ERAM USADAS POR SEREM DO GAYFICA??
QUANTO MUITO, SERIAM USADAS POR SEREM VERMELHAS, NÃO POR SEREM DO CLUBE DO REGIME.

O HINO DO GAYFICA NÃO ERA COMUNISTA E, ALÉM DISSO, FOI ESCRITO 3 ANOS APÓS O INICIO DA DITADURA (1929) QUANDO O SALAZAR NEM ESTAVA NO PODER.

E MESMO AÍ É DITO:
"Mas o Benfica teve também como dirigentes e sócios de relevo figuras afectas ao antigo Regime. No Clube não se faziam descriminações."


DEPOIS ISSO DAS DATAS DOS ESTÁDIOS É UMA TRETA QUE PROVA COISA NENHUMA, ATÉ PORQUE O 5 DE OUTUBRO ERA FESTEJADO (E NÃO ODIADO) PELO ESTADO NOVO, QUE SE VIA A SI MESMO COMO CONTINUAÇÃO DA I RÉPUBLICA.


DEPOIS AS "ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS" DO GAYFICA NUNCA EXISTIRAM, POIS ALÉM DE SEREM CONSENTIDAS PELO REGIME, TAMBÉM NÃO ERAM DEMOCRÁTICAS, VIGORAVA A "DEMOCRACIA ORGÂNICA", 20 VOTOS PARA OS MAIS VELHOS E 1 PARA OS MAIS NOVOS, QUE AINDA HOJE SE MANTÉM.
NO FC PORTO, SIM, HOUVE ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS.

sabios7 disse...

Espregueira apanha seis anos de prisão efectiva
Juíza diz que gestor montou esquema "astucioso" para movimentar 20 milhões de contos a seu bel-prazer
2008-06-28
nuno miguel maia
O ex-director da agência do Banco Mello das Antas, Porto, Nuno Espregueira Mendes, foi esta sexta-feira condenado a seis anos de prisão efectiva por burla agravada. A juíza presidente disse até que o "bancário" agiu, afinal, como um "banqueiro".

Os juízes da 1ª Vara Criminal do Porto consideraram provado que o gestor - hoje administrador de uma empresa do grupo F. C. Porto - montou um esquema "astucioso" que lhe permitiu, entre 1996 e 1999, movimentar a seu "belo prazer" 20 milhões de contos (100 milhões de euros) e enriquecer ilegitimamente em dinheiros não apurados na totalidade.

Para tal, enquanto responsável máximo por aquela agência do "Mello", conseguiu captar dinheiro de muitos clientes prometendo-lhes taxas de juros para depósitos a prazo acima dos valores de mercado. Depois, abria contas paralelas ou transferia esses montantes para a conta da mulher, com o fim de efectuar investimentos na Bolsa.

Segundo o acórdão, foram enganados o banco e os clientes. O banco, porque não era o sistema central que geria o dinheiro e o gestor não tinha autonomia para oferecer aquelas taxas; os clientes, porque não deram ordens para aquisição de acções, produto de risco. O colectivo de juízes deu também como assente que, com o dinheiro e as mais-valias geradas na Bolsa, o gestor emprestou dinheiro ao F. C. Porto (500 mil contos) e a pessoas suas conhecidas como Adelino Caldeira, Joaquim Oliveira e António Oliveira.

De acordo com a juíza, à revelia do Banco Mello também eram prometidos juros elevados a depósitos a prazo, que chegaram a 8%. Ao dar este facto como provado, o tribunal não atribuiu relevância a alusões, durante o julgamento, de que altos quadros do banco também investiram dinheiro naqueles produtos.

Entre os depositantes atraídos por Espregueira Mendes estão vários futebolistas, na altura, do F. C. Porto, António Folha, Rui Barros, Jaime Magalhães, Drulovic, Mielckarsky e Zahovic, bem como personalidades de relevo no mundo empresarial, como Rui Moreira, também familiar do gestor. Provados para o tribunal consta também que, quando o suposto estratagema foi descoberto pelo banco, entretanto adquirido pelo BCP, e as acções foram vendidas, resultou um prejuízo total de 10 milhões de euros. Montante decomposto em 3,750 milhões de diferencial entre dinheiro investido e valor recuperado na Bolsa, de impostos a pagar e de um crédito mal-parado de 1,254 milhões. O BCP pagou tudo aos clientes e está a exigir estas verbas numa acção no Tribunal do Trabalho contra o ex-trabalhador

sabios7 disse...

Tudo o que sai pela boca de um porko se equivale.
Não importa se um cão sarnoso ladra, se um burro leproso zurra ou se um lobo esfaimado urra ou gane.Saindo da bocarra dos porkos vem tudo a dar no mesmo : VÓMITO!
Vem isto a propósito das ''foçadelas'' com que alguns animais brindam a pocilga chamada comunicação social e que esta, estratégicamente faz eco.
As que aqui dou à ''estampa'' é para reter. Isso...RETER!

fcporko e merda ,mais nepia

Anónimo disse...

porto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto e

Anónimo disse...

porto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto e

Anónimo disse...

porto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto e

Anónimo disse...

porto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda pporto e merda porto e merda porto eoporto e merda porto e merda porto erto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto eporto e merda porto e merda porto e

Anónimo disse...

Estádio portista (28 de Maio de 1952)

Quando o governo decidiu fazer um estádio a norte, em Braga, inaugurado em 28 de Maio de 1950, os portistas não desistiram de conseguir contrapartidas financeiras e de procedimentos que permitissem abandonar o caduco, de 1912, Campo da Constituição (nem era um estádio) substituindo-o por um estádio moderno e funcional. Como o FCP tinha dirigentes bem colocados no aparelho do Estado Novo (ministros como Augusto Pires de Lima e deputados como Urgel Horta) e outros bem conotados com o fascismo, como os médicos Ângelo César e o Cesário Bonito, conseguiram sacar muito dinheiro ao Estado, utilizar a Câmara Municipal (vem de longe até Rui Rio) para expropriar terrenos e “aligeirar” procedimentos. Mas… melhor que eu, quem melhor para contar o que se passou que transcrever parte da História dos 50 anos (1906 – 1956) do FC Porto da autoria de José Rodrigues Teles, um notável historiador do seu clube que na actualidade, por ser rigoroso, honesto e verdadeiro, está proscrito.