sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Incitamento à violência

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu hoje uma recomendação à agremiação corrupta TV, após uma falsa informação sobre a morte de um adepto.

Em causa esteve uma notícia de 14 de Maio de um programa da estação de televisão  “sobre a alegada morte de um adepto benfiquista na sequência dos confrontos verificados” em Braga aquando dos festejos do título de campeão nacional de futebol, “notícia que se verificou ser inverídica”, sublinha a ERC.

A recomendação da ERC deverá agora ser publicitada, de acordo com os estatutos do regulador, “no serviço noticioso de maior audiência do operador”.

A entidade reguladora desencadeou o processo após queixas apresentadas por cidadãos, e considerou que “os factos noticiosos, cuja divulgação motivou as queixas, não só se revelaram pouco rigorosos como totalmente falsos”, salientando ainda que “a notícia, pelo objecto abordado e público-alvo do serviço de programas, poderia ter gerado alarme social” e “potenciando acções de violência entre adeptos de clubes de futebol rivais”.

Após ouvir a direcção da agremiação no âmbito do processo de averiguações, a ERC deu por “verificada a falta de rigor informativo, porquanto a Benfica TV não observou os deveres ético-legais de verificação dos factos e comprovação das fontes da notícia”.

O organismo alerta o canal para que “se necessário” sejam incluídos o “maior número de jornalistas na edição de programas com conteúdo informativo”, de modo a não permitir, na sua emissão, “a difusão de rumores susceptíveis de causar alarme entre os telespectadores, sempre que não obtiver a confirmação dos factos relatados”.

11 comentários:

Anónimo disse...

ESTES FILHOS DA PUTA DA BENFICATV SÃO UNS AUTÊNTICOS PODRES DA SOCIEDADE COM NOTICIAS E INFORMAÇÃO CONFORME LHES APETECE MESMO QUE NÃO SEJAM VERIDICAS...

AQUILO QUE SE PASSOU NA AVENIDA CENTRAL DE BRAGA NÃO FOI UMA COMEMORAÇÃO DO TITULO DE CAMPEÃO NACIONAL MAS SIM UMA PROVOCAÇÃO DE MEIA DÚZIA DE PALHAÇOS LAMPIÕES ÁS PESSOAS DE BRAGA!!! EU ESTIVE LÁ VI!!! LEVARAM NO FOCINHO E FOI BEM FEITA...MAS NINGUÉM MORREU!!! DEIXEM-SE DE INVENTAR MERDAS!

Anónimo disse...

O COSTUME...
O GAYFICA E A SUA TV (MAS QUAL? TÊEM TANTAS) À BOA MANEIRA ESTALINISTA, INVENTAM "FACTOS", MENTEM, ACUSAM, FAZEM QUEIXINHAS E DRAMAS SEM SE PREOCUPAR COM RIGOR, COM VERIFICAÇÃO DE FACTOS.
SÓ FALTA PRENDER PESSOAS SEM CULPA FORMADA À BOA MODA PIDESCA, E JÁ FALTOU MAIS, OU NÃO FOSSE O CLUBE DO ESTADO...

Anónimo disse...

A MERDAfica Tv Manobrada pelo GabY(o Leproso) enganou-se
no adepto Morto a que se referiram; se calhar estavam a pensar naquele adepto que fói Morto no Estádio Nacional pelos NNasiz Tropa de choque do ORELHAS

Anónimo disse...

E DE NOTAR QUE É ESSE AYATOLLAH DO GABRIEL, QUE DEPOIS VEM DIZER QUE A PSP DO PORTO "FALTA À VERDADE"...

GABI, NÃO TENS ESPELHOS EM CASA PARA TE VERES ????

Anónimo disse...

O ARBITRO K VAI ARBITRAR AS GALINHAS É O K DEU MENOS CARTOES ATE A DATA!!! ESCOLHEM TUDO A DEDO!!!

Anónimo disse...

"ESTOU A FAZER ISTO POR OUTRO LADO"

(traficante dixit)


TUDO DITO...

Anónimo disse...

JÁ REPARARAM QUE A JÁ MEIA DÚZIA DE POST´S QUE FALAM SOZINHOS?
SABEM PORQUÊ?
NINGUÉM ACREDITA EM VOCÊS DESDE QUE FORAM PUNIDOS POR CORRUPÇÃO!
DEVIAM ENTREGAR UM DRAGÃO DE OURO AO CLUBE... JUNTAMENTE COM O RECORD DO GUINNES BOCK DE 1º E ÚNICO CLUBE CORRUPTO EM PORTUGAL...
PARABÉNS!!!

Anónimo disse...

UPSS.... LA VÊM O GRUNHO.........

Anónimo disse...

ESTÁS ENGANADO MOURO. SE "FALAMOS SOZINHOS" É PORQUE OS GAYFIQUISTAS DEIXARAM DE VIR AQUI ARROTAR POSTAS DE PESCADA, SOBRETUDO DEPOIS DA DERROTA SEM ESPINHAS EM LYON :D QUE COINCIDE COM A TAL "MEIA-DUZIA" DE POSTS QUE FALAS HEHEHE

DESDE ENTÃO O AR FICOU MAIS LIMPO, ATÉ TU TERES APARECIDO.

Anónimo disse...

ÚNICO CLUBE CORRUPTO EM PORTUGAL ?

ENTÃO ESTÁS A FALAR DO MALFICA/DGS.

SÓ PODE SER.

Anónimo disse...

Eu não disse!!!hhehehehehe