quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Droga de justiça

"Justiça desportiva. Apesar de obrigatórios por lei, os inquéritos para determinar o envolvimento do clube e do departamento médico no caso de 'doping' só foram abertos dois anos depois, após o DN ter solicitado várias vezes acesso às conclusões

Foi em Janeiro de 2007 que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) colocou um ponto final a um dos casos de doping mais polémicos em Portugal, suspendendo Nuno Assis, na altura jogador do Benfica, por um ano. Derrotado, o clube da Luz recorreu para o Supremo Tribunal suíço, mas voltou a perder. Tendo o caso sido encerrado com uma condenação, este deveria de imediato ter dado origem a inquéritos para determinar qual a responsabilidade da SAD encarnada e do seu staff no caso de dopagem, mas a justiça do futebol português não o fez: a notificação oficial para actualizar o registo disciplinar do jogador só foi enviada à Liga de Clubes (LPFP), pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2009; Nuno Assis não continuou a jogar nas provas internas apenas porque o Benfica cumpriu a sanção, já que formalmente a Liga não o podia impedir.

O Decreto-Lei nº 183/97, que na altura regulava o combate ao doping em Portugal, diz que um teste positivo "determina automaticamente a abertura de inquérito" para averiguar um eventual "envolvimento e o grau de responsabilidade" do pessoal de apoio ao atleta, inclusive funcionários e dirigentes dos clubes/equipas.

Se a lei tivesse sido cumprida na altura, deveriam ter sido investigados "médicos, paramédicos e técnicos" que acompanhavam "directamente a carreira desportiva" do atleta, assim como "todos os agentes desportivos" que mantinham com o jogador "uma relação particularmente estreita, nomeadamente de superintendência, de orientação ou de apoio".

Como o Benfica é um clube profissional, a entidade competente para investigar seria a Comissão Disciplinar (CD) da Liga, o mesmo órgão que em 2006 tomou a primeira decisão sobre o caso Nuno Assis, aplicando uma suspensão de seis meses. Mas a CD não avançou com os inquéritos ao Benfica. Aguardou que a FPF reconhecesse formalmente que o acórdão do seu Conselho de Justiça (CJ), que arquivara o caso, tinha sido revogado pela resolução do TAS.

O TAS comunicou a sua decisão às partes envolvidas - FPF, Benfica, Nuno Assis e Agência Mundial Antidopagem - a 4 de Janeiro de 2007 e publicou o acórdão a 24 de Janeiro. A nota formal da FPF devia ter sido enviada de imediato para a Liga, mas isso só aconteceu a 17 de Março de 2009, mais de dois anos depois do acórdão arbitral e semanas depois de o DN ter pedido várias vezes o acesso às conclusões dos inquéritos, obrigatório por lei, sem saber que estes não tinham sido realizados.

Três dias depois de a FPF ter emitido a nota formal, a CD da Liga instaurou os dois inquéritos, ambos fechados e arquivados a 19 de Junho deste ano. Um por "não se terem revelado indícios de responsabilidade disciplinar do 'pessoal de apoio ao praticante desportivo'", o outro por "não se ter demonstrado a culpa da sociedade desportiva acusada". Ou seja, o Benfica.

A nível formal, para a CD da Liga, "até 12 de Março de 2009 era a absolvição transitada em julgado [decretada pelo Conselho de Justiça] que constava do 'cadastro disciplinar' do atleta para a época 2006/07". Apenas com a nota da FPF, sobre o acórdão do TAS, a Liga considerou revogada a decisão do CJ, o registo do actual jogador do Vitória de Guimarães foi actualizado e foram abertos os inquéritos à SAD do Benfica e ao seu pessoal médico e técnico."

in DN

Não esquecer que o Regulamento de Controlo Antidopagem, prevê castigos "aos clubes a que pertençam os praticantes que sejam punidos disciplinarmente por se encontrarem dopados".

Nem a todos ...

17 comentários:

Anónimo disse...

sempre a rasgar !

em grande

Anónimo disse...

se o nuno assis nao tivesse sido castigado, o benfica seria campeao. ele estava num nivel de forma...

caro anti-lampiao, fale de um antigo jogador que com uma chuteira quase que acertava num árbitro o que lhe valeria meses e meses de suspensao (segundo os regulamentos) mas que só apanhou 2 joguitos de suspensao. há coisas fantásticas.

Anónimo disse...

Anti-Lampiao comente isto (nao sao as minhas palavras, mas sim uma noticia do jornal o Publico):


"Irregularidades num controlo antidoping
FPF suspende dois jogadores juniores do FC Porto
05.07.2007 - 16h37 PUBLICO.PT
Rui Pedro e Fábio Ferreira, futebolistas sub-19 do FC Porto, foram suspensos preventivamente devido a irregularidades num controlo antidoping realizado no final de um jogo contra o Benfica, no dia 5 de Maio, a contar para o campeonato nacional de juniores.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu hoje um comunicado a esclarecer que os dois jogadores foram suspensos na sequência de uma notificação do Conselho Nacional AntiDopagem (CNAD)".

"Por imperativo legal, a FPF — via conselho de disciplina — viu-se obrigada a suspender preventivamente os atletas, iniciando a respectiva averiguação dos factos. A suspensão dos jogadores em causa é uma consequência automática e imediata da comunicação do CNAD", lê-se no comunicado, publicado no site do organismo federativo."

Fonte:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1298610&idCanal=undefined

sabe aquela história dos telhados de vidro?

Anónimo disse...

só no futebol já perdi a conta:Barros,Victor Martins,Veloso,Hernani,Mozer,Nuno Assis,etc.,raguebi,andebol,ciclismo,etc.,será que você não tem vergonha?

O Anti Lampião disse...

o nuno gomes bem que sabia o gesto para os amigos , quem não se lembra do gesto ?

Cerezo disse...

é mesmo grande a falta de vergonha na cara destes lampiões
o Rui Pedro não foi apanhado com doping, foi suspenso por ter chegado atrasado dois minutos a um controlo anti-doping realizado num jogo que decidiu o título dos juniores, a Federação Portuguesa de Futebol suspendeu o jogador

O Anti Lampião disse...

aqui não há falta de memória

Bernardo Vasconcelos
"O avançado português Bernardo Vasconcelos é um dos cinco jogadores do APOP Kyniras, clube da I Divisão cipriota, acusado de consumo de esteróides, anunciou hoje um responsável da agência antidoping."

Tal como no caso do seu pai, a passagem pelo clube do doping deixou marcas.

António Pista disse...

"Controlo anti-doping positivo

O jogador do FC Porto, Emanuel Garcia, foi castigado com 6 meses de suspensão pelo Conselho de Disciplina da FPP, na sequência do processo de que foi alvo devido a um resultado positivo num controlo anti-dopagem realizado após o jogo FC Porto-Benfica, da última temporada.

“O acórdão do CD sanciona o atleta com 6 meses. Propusemos ao CNAD uma pena de 3 meses, atendendo à justificação dada pelo FC Porto. Contudo, o CNAD deliberou que não se podia aplicar qualquer redução extraordinária. Como não tenho competência para reduzir, tive de aplicar a pena mínima que é de 6 meses”, disse-nos José Maria Gomes Leitão, presidente do CNAD, da FPP.

O jogador argentino só voltará a jogar em Março, uma vez que o castigo começou a contar em Setembro, mês em que o jogador entregou o cartão na Associação do Porto.

Face a esta ausência, o FC Porto poderá fazer regressar o seu jogador Caio, emprestado ao Gulpilhares, clube que atravessa uma grave crise financeira."

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Blue One disse...

ó meu grande otário, o Rui Pedro foi castigado por chegar atrasado 2 minutos ao controlo
nunca foi apanhado com doping como foram apanhados os jogadores da tua agremiação corrupta

O Anti Lampião disse...

A 27 de Maio de 2001, última jornada do campeonato nacional André Neles, hoje com 30 anos, realizava o seu ultimo encontro pela agremiação do doping e marcava aos 89 minutos o golo do empate a 4 bolas frente ao Aves que a agremiação precisava de vencer para garantir o 5º lugar e respectivo acesso á Taça Uefa.

"Eu cheirava mesmo e não me preocupava com exame porque não jogava muito", disparou André Balada. "Virei dependente de cocaína e não conseguia viver sem a droga. Alguns jogadores usavam junto, e não foi só o pessoal do Palmeiras. Isso aconteceu também em outros clubes por onde passei" - in Placar
"André confessa também que foi viciado durante três anos e só parou em Novembro de 2004, no Figueirense, graças a ajuda do goleiro Gustavo, que o levou para o caminho da religião. Hoje em dia, mais tranqüilo, ele até prega sermões nas concentrações do Barueri."
Fica a pergunta.

Terá André andado a consumir cocaína ainda em Portugal ?

Como ele refere, "fui viciado durante três anos " e "só parou em Novembro de 2004", a sua passagem por Portugal data de 2003.

É só fazer as contas ...

Anónimo disse...

doping... doping... e mais doping.
só estão a falar disso porque o Benfica teve alguns casos mas nao porque vos interessa muito. a maior parte, independentemente do clube, já nao leva isso mto a sério.
também muitos andaram por aí a dizer que o maradona andava envolvido nisso, mas meio planeta (incluindo eu) adorava ve-lo jogar.

Anónimo disse...

e duvido que sportinguistas, benfiquistas e portistas nao quisessem nessa altura ter na sua equipa maradona (quer estivesse ou nao dopado).

Anónimo disse...

quanto ao rui pedro e fábio ferreira é verdade que chegaram atrasados ao controlo anti-doping. peço desculpa pelo lapso porque a fonte em questão foi pouco clara e induziu-me numa interpretação errada.

Anónimo disse...

errata:

quanto ao rui pedro e fábio ferreira é verdade que chegaram atrasados ao controlo anti-doping e foi apenas por isso que foram suspensos. peço desculpa pelo lapso porque a fonte em questão foi pouco clara e induziu-me numa interpretação errada.

cumps.

Anónimo disse...

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=737040&idCanal=5

No comments

Anónimo disse...

Agora é que percebi pq foi para o benfica LOOOL

Anónimo disse...

Agora é que percebi pq foi para o benfica LOOOL